Faça um passeio pela capital do País

Faça um passeio pela capital do País

Atualizado: Segunda-feira, 25 Janeiro de 2010 as 12

Uma capital nacional construída no meio do cerrado. Esta é Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek. A cidade fica um pouco distante dos grandes centros brasileiros, mas isso não é desculpa para deixar de conhecê-la. Afinal de contas, vale a pena visitar o local onde as mais importantes decisões políticas do Brasil são tomadas. Além disso, Brasília ganhou em 1987 o registro como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Sem dúvida, o principal atrativo de Brasília são as construções assinadas por Oscar Niemeyer. Ele, que é um dos mais conceituados arquitetos do País, foi o responsável pelo desenho do Congresso Nacional, da Catedral Metropolitana, do Museu Nacional e dos outros prédios que estão localizados no Eixo Monumental. Este, aliás, é também o endereço da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e do Teatro e da Biblioteca Nacional.

O formato da cidade é uma atração à parte. Quem nunca ouviu falar que Brasília se assemelha a forma de um avião (ou um pássaro com as asas abertas, se preferir)? E esta é mesmo a forma da cidade, ou pelo menos era quando foi projetada por Lúcio Costa, já que dos 500 mil habitantes previstos no plano, a população atual está próxima de dois milhões de pessoas.

As asas do avião são formadas pelo Eixo Estrutural, que une as regiões residenciais da cidade, e cortadas perpendicularmente pelo Eixo Monumental, onde se concentram os símbolos do poder nacional.

Turismo Cívico

A Praça dos Três Poderes é o centro político do Brasil. Lá estão localizados o Congresso Nacional (a casa do Senado e da Câmara dos Deputados, ou seja, o poder legislativo), o Palácio do Planalto (poder executivo) e o Supremo Tribunal Federal (poder judiciário).

Além de apreciar a beleza dessas construções é possível ter acesso a algumas áreas. Para tanto é preciso agendar a visita. Para conhecer a Câmara dos Deputados é preciso ligar para (61) 3216-1772 ou pelo email [email protected] Já no Senado, a visita que dura aproximadamente 50 minutos pode ser marcada pelo telefone (61) 3311-1582.

Na Esplanada dos Ministérios, como o nome já faz suspeitar, é onde se encontram os ministérios do governo federal. Todos os prédios seguem o mesmo padrão, exceto os do Ministério da Justiça e o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

A residência oficial do presidente da República, o Palácio da Alvorada, também é um ponto turístico que merece ser visitado - talvez até mesmo pela curiosidade de saber onde Lula mora. Vale aproveitar a oportunidade para tentar a sorte fazendo um pedido ao jogar uma moeda no espelho d'água localizado na frente do palácio.

E, para quem não sabe, o vice-presidente também tem direito à residência oficial e esta é o Palácio do Jaburu. Bem menor que o Alvorada, o imóvel tem mais cara de uma casa grande que de um palácio.

Para completar o passeio, não pode ficar de fora uma visita ao Memorial JK. Lá é possível entender um pouco mais sobre a vida e as realizações do presidente que idealizou Brasília.

A praia brasiliense

O lago Paranoá é o local para onde a população da cidade e turistas vão durante os finais de semana. E não é para menos. Em uma região onde as temperaturas são elevadas e a umidade do ar é muito baixa, ficar à beira de um refrescante lago é uma idéia perfeita.

Mas nem sempre foi assim. O lago era impróprio para o banho e toda a cidade havia sido construída de costas para ele. Somente depois do tratamento de esgoto e da instalação de bares e restaurantes, além de pequenos piers, é que Brasília se voltou para o Paranoá.

A concentração de lanchas e jet-skies é alta, principalmente nos dias ensolarados. Mas em terra firme a diversão também é garantida. Um dos melhores lugares para aproveitar a "praia brasiliense" é o Pontão. Uma espécie de condomínio localizado no Lago Sul que reúne lojas, bares e restaurantes.

Outra área de lazer da cidade é o parque Sarah Kubitschek, que leva o nome da primeira-dama do Brasil quando a capital foi inaugurada. É uma área verde ideal para quem gosta de caminhar ao ar livre.

Serviço:

Presidência da República Federativa do Brasil www.presidencia.gov.br

Câmara dos Deputados www2.camara.gov.br

Memorial JK www.memorialjk.com.br

Pontão SHIS QL 10, ao lado da Ponte Costa e Silva, Lago Sul

www.pontaodolagosul.com.br

Por Lívia Souza

veja também