Feira de turismo na Venezuela entra na agenda de promoção do Brasil no exterior

Feira de turismo na Venezuela entra na agenda de promoção do Brasil no exterior

Atualizado: Terça-feira, 9 Junho de 2009 as 12

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou os destinos do Brasil, pela primeira vez, durante a Exposición de Viajes y Turismo (AVAVIT). A feira aconteceu em Caracas, na Venezuela, entre os dias 3 e 6 de junho, e incrementou a divulgação dos cartões postais brasileiros em países da América do Sul, continente considerado prioritário para a promoção turística brasileira.

A feira, que agora entra na agenda de promoção do Brasil no exterior, é organizada pela Associação Venezuelana de Agências de Viagens e Turismo, está em sua 19ª edição e consolidou-se como um evento representativo no setor turístico da Venezuela e importante vitrine internacional para o público interessado em viagens e turismo.

A abertura oficial da feira, que aconteceu no dia 4 de junho, foi marcada por um almoço oferecido pelos organizadores às autoridades do setor. Na ocasião, o Ministro do Turismo, Luiz Barretto foi convidado para falar sobre as expectativas do País em relação ao mercado turístico na América do Sul.

No mesmo dia, foi realizado o lançamento do Comitê Descubra Brasil na Venezuela - constituído por operadoras de turismo, agências de viagens e transportadoras, além de representantes da mídia especializada. "Os Comitês contam com apoio decisivo e funcionam junto aos Setores de Promoção Comercial das embaixadas brasileiras”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires. Atualmente, existem grupos formados na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Equador.

O segundo dia do evento foi marcado pelo Seminário Descubra Brasil, que recebeu profissionais do turismo interessados em explorar as diversidades dos destinos brasileiros. No dia 6 de junho, destinado ao público final, a Embratur realizou no estande do Brasil apresentações de capoeira e samba, além de oferecer uma mostra da gastronomia brasileira, o que atraiu os visitantes a conhecerem detalhes do Brasil.

Venezuelanos no Brasil

Em 2007, 46 mil turistas venezuelanos visitaram o Brasil. Atualmente, os dois países possuem 31 voos semanais, sendo que desses, quatorze são diretos, totalizando uma oferta de 5.628 assentos.

veja também