Feita no Brasil, Peru terá versão do Cristo Redentor dia 29

Feita no Brasil, Peru terá versão do Cristo Redentor dia 29

Atualizado: Segunda-feira, 27 Junho de 2011 as 9:10

O Peru terá a partir do próximo dia 29 sua própria estátua do Cristo Redentor, com 37 metros.

Ela está sendo construída em um morro do litoral de Lima, anunciou nesta sexta-feira (10) o presidente peruano, Alan García, que vai financiar uma parte do monumento com dinheiro do próprio bolso.

"O Cristo do Pacífico", tal como foi batizada por García, será uma estátua de Jesus Cristo com os braços abertos, virada para o Pacífico, similar ao cartão-postal do Rio de Janeiro.   A estátua do Rio, de frente para a zona sul da cidade e para o oceano Atlântico, tem 30 metros de altura, sem contar o pedestal, de 8 metros.

A escultura peruana ficará localizada no morro Solar, sul de Lima, em frente ao oceano Pacífico, com uma visão privilegiada do litoral limenho.

"Meu sonho sempre foi fazer no morro um Cristo similar ao do Corcovado. No dia 29 de junho, Dia do Papa e de São Pedro e São Paulo, vamos inaugurar esta obra", afirmou García durante a visita que fez nesta sexta-feira aos trabalhos iniciados.

García afirmou que a estátua não será financiada pelo Estado, mas por empresas --algumas delas brasileiras-- e pelo próprio presidente, que pagou 100 mil sóis (R$ 57,8 mil) do próprio bolso.

A enorme escultura, que foi construída no Brasil e depois enviada a Lima via marítima, contará com um sistema de iluminação de 26 cores que iluminará o litoral limenho.

"Queria que fosse uma figura que abençasse o Peru e protegesse Lima", exclamou García em declarações à rádio "RPP".    

veja também