Festa das Flores e Morangos de Atibaia

Festa das Flores e Morangos de Atibaia

Atualizado: Segunda-feira, 29 Agosto de 2011 as 9:28

A Festa das Flores e Morangos de Atibaia, que acontecerá de 2 a 25 de setembro, é o evento rural de maior tradição na cidade. Em sua 31ª edição, a festa trará para o público uma amostra dos produtos agrícolas da região. No Pavilhão de Exposições, um pouco da conhecida produção de flores e morangos de Atibaia poderá ser apreciada em belos arranjos e decorações. Os turistas, que vêm de diversos lugares do país para prestigiar a festa, também poderão comprar as frutas e as flores diretamente dos produtores. A abertura do evento na sexta-feira, dia 2.  

Segundo a Associação Hortolândia de Atibaia, responsável pela organização do evento, a festa recebeu, em sua última edição, mais de 100 mil visitantes durante os 11 dias de realização. Para esse ano, a expectativa de público deverá ultrapassar a casa dos 100 mil visitantes. Dentre eles, estará Valter Sabino da Silva, que virá do Rio de Janeiro para Atibaia com um grupo de excursão formado pela agência de turismo em que ele trabalha.

  “Já temos quatro ônibus lotados e mais um praticamente cheio. Até o início da festa devemos aumentar o grupo em até dez ônibus e chegar a 500 passageiros. A festa é muito procurada e atrai o interesse de pessoas de todas as idades: jovens, adultos e terceira idade. Também temos muitas famílias nesse grupo, que vão aproveitar a festa juntos. São filhos, pais e avós, uma família completa viajando só para curtir a festa”, destaca o empresário.

A vinda de pessoas de diferentes pontos do país a Atibaia para visitar a festa é reflexo do sucesso que o evento foi conquistando ao longo do tempo, conforme relata o empresário.

“Acredito que venho participando da festa desde os seus primeiros anos, décadas atrás. Nós a visitamos, gostamos e criamos o hábito de frequentá-la todos os anos. É uma festa diferenciada, com muitos atrativos e que hoje é conhecida em todo o Brasil”, afirma.

Para o secretário de Agropecuária e Abastecimento, Humberto Rosente, “da mesma forma que o interesse constante dos visitantes é reflexo do sucesso da festa no decorrer de sua história, a consolidação do evento também vem da qualidade e da riqueza dos produtos cultivados em Atibaia e da dedicação de seus produtores”, salienta.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a cidade de Atibaia está entre as maiores produtoras de morango do Estado. Além disso, Atibaia é uma das maiores produtoras de flor do país. Durante a festa, algumas variedades de flores serão lançadas no mercado para comercialização a partir do evento, como a “orquídea delicata”, por exemplo, informa a Associação Hortolândia de Atibaia.      Atrações Além de muitas flores e morangos, a festa também terá apresentações de dança e música típicas de diversas nacionalidades (Alemanha, Arábia, Bolívia, Chile, Croácia, Espanha, EUA, Itália, Lituânia e Rússia), brincadeiras educacionais e pratos das culinárias brasileira e japonesa. O público também poderá curtir o Bon Odori (dança tradicional nipônica) e o taiko (performance com tambores japoneses), e ainda saborear deliciosas receitas produzidas a partir do morango, como sucos, doces e até mesmo strogonoff.

Para o guia de turismo Genivaldo Cabral, mais de cinco horas de viagem de ônibus do Rio de Janeiro até Atibaia valem a pena graças às atrações que a festa oferece. “A programação agrada a todos os gostos e idades. A culinária e o tratamento com o qual os visitantes são recebidos também são pontos fortes da festa. Esse ano iremos com dois ou três ônibus durante o fim de semana de 23 a 25 de setembro”, afirma o guia.   Programação A tradicional festa de Atibaia terá uma novidade este ano: serão quatro fins de semana de evento, ao invés de três, como nas edições de anos anteriores. O público poderá prestigiar 14 dias de festa, distribuídos nas seguintes datas: 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro. O evento acontecerá sempre de sexta a domingo, com exceção da quarta-feira, dia 7, e quinta, dia 8, quando o público também poderá curtir a festa graças ao feriado de independência do Brasil.

O local da festa continuará sendo o mesmo de edições anteriores: o Parque Municipal Edmundo Zanoni, que fica na Avenida Horácio Neto, 1030. Os portões serão abertos ao público às 9h e o encerramento será às 18h. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria local do evento.

A Festa das Flores e Morangos de Atibaia é uma realização da Associação Hortolândia de Atibaia e tem o apoio da Prefeitura.  Mais informações pelo site da organização do evento   ou pelos telefones: 0800-555979 e (11) 4412-9581.

veja também