Festival de cinema valoriza capital gastronômica da Espanha

Festival de cinema valoriza capital gastronômica da Espanha

Atualizado: Sexta-feira, 10 Setembro de 2010 as 1:42

Que tal assistir um bom filme e depois jantar na cidade que reúne os melhores restaurantes da Espanha, de acordo com o prestigiado Guia Michelin? Se gostou da ideia, siga para a basca San Sebastián. É que ela sedia, entre os dias 17 e 25, o 58º Festival Donostia Zinemaldia, um dos mais prestigiados eventos cinematográficos da Europa - e o mais importante do país. O Donostia Zinemaldia apresentou ao público europeu, por exemplo, filmes como Guerra nas Estrelas , o primeiro Batman , e Melinda e Melinda , de Woody Allen.

Ano passado, Quentin Tarantino e Brad Pitt exibiram ali o premiado Bastardos Inglórios, e também Terry Gilliam esteve por lá com seu O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus. Nesta edição, está prevista a exibição de um filme do argentino Pablo Trapero, além de sessões retrospectivas de documentários de Lars Von Trier e Spike Lee. A programação do festival, com datas e horários das sessões, estará disponível apenas no sábado, 11. E no domingo será liberada a venda de ingressos pela internet, pelo site oficial do evento. Para fãs de gastronomia, especificamente, saiba que estão os três restaurantes estrelados da cidade apostam no experimentalismo.

No Arzak, conduzido pelo chef Juan Mari Arzak há mais de 30 anos, é possível experimentar, por exemplo, uma maçã escaldada com iogurte de foie gras e frutas vermelhas mergulhada em nitrogênio líquido. Em algumas ocasiões especiais, o cliente pode degustar o jantar em uma mesa no interior da cozinha, acompanhando todo o processo de criação dos pratos. Já no Akelare, é a cozinha contraditória de Pedro Subijana que atrai pessoas de todo o mundo, curiosas por conhecer iguarias como a salada de medalhões de lagosta com azeite, vinagre de cidra e creme de maçã. O chef recomenda os menus degustação (são duas opões), cujo valor é de 140 euros (cerca de R$ 306). Por fim, o restaurante de Martín Berasategui, especialista em pescados, completa o circuito da alta gastronomia da cidade. Os pratos encantam sobretudo pela apresentação, delicadamente montados, se assemelhando a obras de arte.

Tapa que faz bem

Quem conhece San Sebastián também não pode deixar de experimentar os pintxos, típicos petiscos bascos que se assemelham a tapas e nasceram ali. São servidos em quase todos os bares e restaurantes da cidade, disponíveis em uma variedade impressionante como entradas ou aperitivos.

Conhecer a pequena cidade rodeada pela Baía da Concha, passear de bicicleta por suas ruas e degustar sua exótica e altamente qualificada culinária pode ser por si só surpreendente. Porém, fazer tudo isso durante a semana em que ocorre o Festival Donostia Zinemaldia, em meio à badalação que ele traz a San Sebastián, tem tudo para fazer de sua viagem uma experiência cultural e gastronômica inesquecível.

fonte: Terra

Postado por: Juliana Melo

veja também