Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (PR)

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu (PR)

Atualizado: Terça-feira, 24 Março de 2009 as 12

Com novo nome, mais espaço e a expectativa de quebra de recorde de participantes, a edição deste ano do maior evento de turismo da região da tríplice fronteira foi oficialmente lançada na manhã desta sexta-feira, no Rafain Palace Hotel e Convention Center, em Foz do Iguaçu. É o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que vai acontecer de 17 a 19 de junho deste ano, também no Rafain Palace Hotel. O festival ocupará um espaço de 2 mil metros quadrados, com 132 estandes e 200 expositores.

Durante a cerimônia de lançamento – que contou com a presença de jornalistas, representantes do trade turístico regional e do governo municipal – foram apresentados detalhes sobre a programação do festival. O evento é sucessor do Festival Internacional de Turismo de Foz do Iguaçu, que contou com três edições. A mudança de nome não foi por acaso. “A denominação Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu por si só já reforça o apelo da maior atração de Foz do Iguaçu”, justificou Felipe Gonzáles, secretário municipal de Turismo.

Desenvolvimento regional

Outra mudança é que o festival será organizado pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), em parceria com empresas e entidades do trade turístico regional. Representando a FPTI, o gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), Jaime Nascimento, disse que o desafio é oportuno. “É a chance de consolidar o envolvimento da FPTI no desenvolvimento turístico de toda a região”, disse.

Para Newton Paulo Angeli, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e coordenador do evento, a participação da FPTI será fundamental para o sucesso do festival. “A fundação dará mais consistência à organização do festival, tanto que a expectativa é termos este ano o dobro de participantes em comparação com o ano passado”, afirmou. Segundo Angeli, são esperadas pelo menos 20 caravanas e um público de 3,5 mil pessoas, principalmente dos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

De acordo com o jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional (área responsável pela gestão do turismo na empresa), a intenção é consolidar o festival como um dos maiores eventos de turismo da Região Sul do Brasil e do Mercosul. Segundo ele, “o desenvolvimento do turismo regional só será possível com a firme parceria entre a iniciativa privada e os poderes públicos”. A Itaipu Binacional faz parte desta parceria, porque o turismo consta de sua missão institucional.

Objetivos

O festival é aberto a todos os profissionais da área de turismo, como empresários, agentes de viagens, hoteleiros, guias, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais.

Entre os principais objetivos do evento estão a comercialização dos produtos turísticos da região, o fomento do Destino Iguaçu, a geração de novos negócios e a integração do trade turístico local.

Haverá ainda dois eventos paralelos: o Fórum Internacional de Turismo, que oferecerá à comunidade acadêmica espaço para a  divulgação de projetos turísticos e para discussões e reflexões sobre temas relacionados ao turismo e à hotelaria.

O Fórum receberá renomados pesquisadores e palestrantes de várias partes do mundo para falar sobre o turismo mundial, como o professor Allan Mills, da Virginia Commonwealth University, dos EUA; o professor Hugo Romero, da Universidad Nacional de Chile, mestre em ciências em ordenamento territorial, Phd pelo Instituto de Geografia Física da Universidade de Berna, Suíça; além do professor Mario Beni, especialista em Turismo e membro da OMT – Organização Mundial do Turismo, dentre outros especialistas.

Haverá ainda a 4ª Mostra de Excelência em Serviços do Trilha Jovem, programa que visa preparar jovens de baixa renda para o mercado de turismo e hotelaria. Em Foz do Iguaçu, o Trilha Jovem, só no ano passado, qualificou 109.

Mais informações no site: www.festivaldeturismodascataratas.com .

veja também