Festival Gastronômico e Cultural reúne 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu (PR)

Festival Gastronômico e Cultural reúne 3 mil pessoas em Foz do Iguaçu (PR)

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2009 as 12

Ao som de um violino, viola, gaita ou então de muitas vozes de um coral, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo Centro de Artesanato de Foz do Iguaçu no final de semana, de 25 a 27 de setembro, durante o 1º Festival Gastronômico e Cultural. Além da música, várias outras apresentações culturais, destacando o folclore regional, fizeram parte do Festival. Já na parte gastronômica, além dos produtos coloniais e orgânicos já comercializados no Centro, seis cidades, que fazem parte da Região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu, comercializaram 1,1 mil pratos típicos e da culinária regional.

A consultora do Sebrae/PR em Foz do Iguaçu, Ana Lucia de Sousa, comemora os resultados. "Conseguimos promover, num mesmo evento, a diversidade gastronômica e cultural da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu, além da Argentina."  Ela anuncia ainda que o Festival terá continuidade. "No próximo ano, faremos a segunda edição, em breve definiremos data e local."

O fogo de chão, sempre com uma costela inteira era de encher os olhos dos visitantes. Esse foi o prato principal servido pela empresa Luciano Eventos, de Santa Helena, acompanhado da costela no disco com mandioca, arroz, purê de batata e saladas. A empresa organiza casamentos, aniversários, formaturas, encontro de famílias, entre outras comemorações. "Há 12 anos no mercado, queremos expandir nosso negócio para a região e participar do Festival foi uma grande oportunidade. Conseguimos fazer muitos contatos," comenta o proprietário Luciano Massaneiro.

A comerciária Neuza Salete Allgayer, que mora em Foz do Iguaçu há dez anos e ainda não conhecia o Centro de Artesanato, ficou impressionada. "Os pratos estão muito saborosos, difícil é conseguir comer tudo que temos vontade. Esse tipo de evento que envolve a comunidade de Foz e não apenas o turista deveria acontecer com mais frequência."

Jaime Nelson Nascimento, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), avalia o evento como positivo. "Percebemos os municípios mais abertos a novas iniciativas, menos concorrentes e mais unidos num objetivo comum, resgatar a cultura e através dela desenvolver ainda mais o turismo não só na Região das Cataratas do Iguaçu, como nos 15 municípios que fazem parte do Caminhos ao Lago Itaipu."

A Feira do Pequeno Produtor de Missal também expôs e comercializou seus produtos coloniais no Festival. Cuca, rapadura, queijo, biscoito, geléia e muitos outros surpreenderam os visitantes pelo sabor. A Feira funciona em Missal, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e no sábado, das 8 horas ao meio-dia. "Acredito que as pessoas que compraram nossos produtos, vão conhecer Missal para comprar mais e essa é uma forma de incrementar o turismo, além de ampliar as possibilidades de vendas", comenta a atendente da Feira, Cecília Reinehr.

O empresário de Santa Helena, Luciano Bedim, elogiou muito a iniciativa de reunir os pratos e o folclore da região num mesmo evento. "Assim, além de degustar o delicioso cardápio dos municípios também conhecemos um pouco mais das alternativas que temos tão próximas e que muitas vezes esquecemos de valorizar."

Já Medianeira estava representada por duas empresas, a área de lazer Pesca e Prosa e o Restaurante e Pizzaria Recanto Familiar, que serve buffet completo no almoço e jantar, além de porções. O prato principal no Festival era o tradicional frango recheado, assado e desossado. Ainda vinha acompanhado de arroz, saladas e peixe frito. "Preparamos tudo com muito carinho. Nosso objetivo é pegar o turista pela boca, como diz o ditado", comenta a proprietária do restaurante Nelci Maria Schek.  Ao mesmo tempo que servia os pratos, a proprietária do Pesca e Prosa Alvina Rockembach aproveitava para falar também do espaço de lazer. "O movimento no Festival foi muito bom, estamos satisfeitas, agora vamos esperar o turista."

De Marechal Cândido Rondon veio o chope e o prato típico alemão eisben, além de bisteca suína ao molho de castanha. Tudo isso é servido no Restaurante e Cervejaria, que leva o mesmo nome do chope, Haus Bier e fica no centro da cidade. "Plantamos sementes, agora é preciso aguardar para ver os resultados", comentou o presidente do Instituto de Turismo e Eventos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago Itaipu, Vitor Giacob bo, que também é proprietário do Haus Bier.

Da Argentina, vieram as empanadas e picadas de fiambres do Restaurante Fortin Cataratas, que fica dentro do Parque das Cataratas, na Argentina.  Segundo o responsável pelo marketing, Gabriel Kunzemann, além das comidas rápidas, o restaurante também oferece menu à la carte, parrilha e buffet com mais de dez pratos regionais, além de saladas e sobremesas. É aberto apenas para almoço e também aceita reservas para festas. "Estamos muito contentes com as vendas, mas principalmente com a divulgação que conseguimos realizar nesses três dias do Festival", comentou.

Para o presidente da Câmara de Empreendedores de La Region Del Iguazu, Ricardo A. Brizuela, o segredo está na integração. "Nenhuma ação isolada de turismo deu certo anteriormente. Depois que começamos a se envolver em atividades conjuntas, conquistamos melhores resultados e assim queremos continuar." Brizuela ressaltou ainda a importância da parceria com o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias e Integração Transfronteiriça para Micro e Pequenas Empresas do Mercosul e America Latina (Sebrae CDT-AL) para os  100 empreendedores que fazem parte da Câmara na Argentina. "Hoje, com a atuação do Sebrae em nossa região temos empresas mais fortes, mas estruturadas e profissionalizadas."

Para o empresário de Foz do Iguaçu, Ivan Fernandes, que foi almoçar no Festival com sua família, as comidas estavam deliciosas. "A organização do evento está de parabéns e esperamos que tenha continuidade. Como não foi possível experimentar tudo, já pensamos em visitar municípios que conhecemos aqui para saborear outros pratos típicos."

Um prato leve, saudável e saboroso: tilápia ao molho branco com arroz era o prato de Foz do Iguaçu. O restaurante e hotel Menu Brasil é que foi o responsável pelo estande. A cozinheira Sirlei Maria Schilling, espera que quem experimentou o prato no Festival procure o restaurante.

"Tudo que está sendo apresentado aqui tem uma estrutura empresarial por traz e é ai que trabalhamos numa cadeia de ações, que vai desde a organização e gestão até qualificação e fortalecimento dos empreendimentos que fazem o turismo da região um verdadeiro espetáculo", diz o coordenador  estadual do Programa de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, que também participou do evento.

Postado por: Felipe Pinheiro

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