Filme Avatar estimula visitação no parque chinês Wulingyuan

Filme Avatar estimula visitação no parque chinês Wulingyuan

Atualizado: Sexta-feira, 20 Maio de 2011 as 9:22

Na corrida desenfreada para movimentar ainda mais a crescente indústria turística da China, as autoridades recorreram à ficção científica. Para tentar atrair mais turistas ao espetacular parque nacional Wulingyuan, no noroeste da província de Hunan, uma de suas mais famosas montanhas, a Coluna dos Céus do Sul, foi rebatizada.

Seu novo nome, Avatar Hallelujah Mountain, homenageia as montanhas flutuantes de Pandora, planeta fictício do filme de James Cameron que estreou em 2009.   Bastou a direção de arte do "blockbuster" admitir que buscou inspiração nas paisagens do parque, para as autoridades tentarem capitalizar em cima do sucesso do filme.

Trata-se de uma região de singular beleza geológica, com uma concentração ímpar de picos calcários em forma de pilares, torres e colunas, entremeados por florestas e rios.

Esse tipo de formação, conhecida como relevo cárstico, é comum nas províncias do sul, mas só aqui atinge essa proporção. Tamanha é a importância do parque que, em 1992, Wulingyuan foi nomeado patrimônio mundial da Unesco.    

veja também