Filme promove passeio aéreo pelos pontos turísticos do estado do RJ

Filme promove passeio aéreo pelos pontos turísticos do estado do RJ

Atualizado: Quarta-feira, 19 Janeiro de 2011 as 2:56

Imagens aéreas de ícones da Cidade Maravilhosa e de atrações turísticas do estado carioca foram registradas pela primeira vez em alta resolução e são reunidas no projeto “Rio in HD”. Lançado em DVD e Blu-Ray, o filme promove um passeio pelas praias e serras fluminenses.

A época do lançamento não poderia ser mais oportuna: o Rio de Janeiro está às vésperas de sediar eventos esportivos internacionais, como jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e prestes a se tornar um dos destinos mais citados e procurados daqui para frente.

Estão presentes na fita ícones da capital, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Maracanã, mas também cenas de Paraty, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis, cidades turísticas não tão aclamadas no exterior como o Rio, mas igualmente ricas de belas paisagens.

São 25 faixas, divididas por temas musicais e pontos turísticos. No Blu-Ray, há a opção de ler um texto bem informativo sobre cada um dos locais, mas a ausência de legendas indicativas enquanto passam as imagens dificulta a identificação de algumas atrações importantes, principalmente para quem não conhece o Rio de Janeiro.

Num sobrevoo pelo centro da capital, por exemplo, há imagens de prédios históricos, como o Theatro Municipal, que pode passar batido para quem não conhece o local.

O projeto foi idealizado pelo comandante Ricardo Malaguti, que começou a filmar o Rio de Janeiro do alto de seu helicóptero em 2008, por sua relação pessoal com o Rio de Janeiro e com intenção de divulgar seu trabalho. Ele captou cerca de 20 horas de imagens e também ficou responsável pela edição final do material.

O toque especial foi dado pelo produtor musical Max Pierre, criou temas exclusivos para o filme - com exceção de “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, que é a música de abertura da fita. A maioria da trilha é composta por choros, sambas e bossa nova.

Pierre entrou no projeto depois que assistiu os vídeos de Malaguti no Youtube e teve interesse no material. O produtor tem um bar no Rio e tinha o costume de colocar no telão documentários em Blu-Ray sobre pontos turísticos internacionais. Após exibir para os clientes as gravações do comandante, Pierre viu que investir na produção desse filme podia render frutos.

Malaguti pretende dar sequência ao projeto e São Paulo será o próximo destino a ser registrado em alta resolução.

Rio in HD

Preço sugerido: R$ 89,90 em Blu-Ray e R$ 39,00 em DVD

veja também