Fim de ano é boa época para ecoturismo e aventura em destino de água doce

Fim de ano é boa época para ecoturismo e aventura em destino de água doce

Atualizado: Quinta-feira, 4 Novembro de 2010 as 2:04

Destinos de água doce são especialmente propícios para se conhecer em viagens de fim de ano, quando as chuvas de verão enchem as águas dos pontos turísticos.

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) recomenda quatro principais destinos para a época: Bonito (MS), pantanal e Chapada Diamantina (BA).

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem rios de águas cristalinas, como o Prata, Formoso e Sucuri, onde se pode apreciar até a vegetação subaquática.

Dois atrativos naturais são o Balneário do Sol, conjunto de piscinas naturais e cachoeiras às margens do rio Formoso; e a Gruta do Lago Azul, monumento com uma escadaria de 300 degraus.

O turismo de aventura também é forte na cidade, com atividades como arvorismo, bóia-cross, caminhada, cicloturismo, flutuação, mergulho e rapel, este especialmente no Abismo Anhumas.

PANTANAL E BAHIA

O pantanal é um bioma (conjunto de ecossistemas) de savana alagada que no Brasll abrange o Mato Grosso e Matão Grosso do Sul. Nesta época de cheia, navegar os rios Negro, Paraguai e Aquidauana é a melhor maneira de conhecer fauna e flora da região.

Lá também há diversas atividades de turismo de aventura, como caminhada, canoagem, cavalgada, cicloturismo, observação da vida selvagem e o turismo off-road em veículos 4x4.

Já na região central da Bahia, a Chapada Diamantina tem as cachoeiras do Buracão, considerada a mais bela da região; do Mosquito, que se divide em duas "duchas"; e a da Fumacinha, com cem metros de altura repartidos em três quedas d´água, dentro de um cânion muito estreito.

Caminhada, rapel, turismo off-road, cicloturismo, espeleoturismo (em cavernas) e a flutuação são atividades indicadas na área.

veja também