Fique atento com passagens durante o horário de verão

Fique atento com passagens durante o horário de verão

Atualizado: Terça-feira, 18 Outubro de 2011 as 8:45

Neste ano, o Governo Federal incluiu mais um estado para participar do Horário de Verão, a Bahia. Sem um aviso antecipado para as companhias aéreas, muitos consumidores que compraram passagens com destino a esse Estado não tiveram o horário alterado por conta da medida.

Se você adquiriu com antecedência sua viagem para a Bahia e outros destinos, e vai embarcar entre os dias 16 de outubro de 2011 e 25 de fevereiro de 2012, veja como proceder de acordo com a companhia aérea.

Uma hora a mais no horário do cartão

A Azul encaminhou uma nota informando que todos os clientes que viajarão nesse período para Salvador, Ilhéus ou Porto Seguro deverão considerar uma hora a mais do horário previsto no cartão de embarque.

Por exemplo: se o voo está marcado para as 10h, por conta do horário de verão o avião partirá às 11h. "Mas atenção", orienta a companhia, "essa alteração vale apenas para as compras realizadas até as 13h do dia 14 de outubro. Todas as compras efetuadas depois, já estarão com os horários corretos".

Vale reiterar que todos os outros destinos que adotam o horário de verão já estão com a hora correta no sistema de vendas. Assim, não é necessário fazer nenhuma alteração.

Ações ainda não definidas

Por meio da sua assessoria de imprensa, a Gol informou que ainda está avaliando quais as medidas que vai tomar para sanar o problema. Já que, assim como a Azul, também emitiu bilhetes com destino à Bahia sem considerar o horário de verão. "A Gol informa que aguarda as decisões do Decreto Presidencial para divulgar as possíveis mudanças em sua malha", disse a empresa. Em relação aos demais destinos que também adotam a medida, a companhia já trabalhava com a hora correta.

Os consumidores que quiserem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Gol através do seu portal.

Alterações em vários voos

A TAM, por sua vez, informou que os voos operados pela companhia nas seguintes cidades das regiões Norte e Nordeste do país terão seus horários de chegada e partida antecipados em uma hora em relação ao horário local em vigor:

Acre: Rio Branco Alagoas: Maceió Amapá: Macapá Amazonas: Manaus Ceará: Fortaleza Maranhão: Imperatriz e São Luís Pará: Belém, Marabá e Santarém Paraíba: João Pessoa Pernambuco: Petrolina e Recife Piauí: Teresina Rio Grande do Norte: Natal Rondônia: Porto Velho Roraima: Boa Vista Sergipe: Aracaju Tocantins: Palmas Os passageiros podem confirmar os novos horários dos voos pelo site www.tam.com.br, call center (4002-5700 ou 0800 5705700 para todo o Brasil), lojas da TAM ou por meio dos agentes de viagens.

Fique atento com o horário do check-in

A Anac orienta aos viajantes a terem cuidado em relação ao horário do check-in, pois a apresentação após a hora estabelecida pode impossibilitar o embarque. Para não se atrasar, confira no seu bilhete aéreo qual o horário e local e, em caso de dúvida, entre em contato com antecedência com a empresa.

O check-in pode ser feito diretamente no balcão da empresa no aeroporto (obrigatório para quem vai despachar bagagens), na internet, pelo celular ou em totens de autoatendimento. Ao realizá-lo, o passageiro receberá o cartão de embarque.

A Anac ainda reitera que, caso o consumidor não se apresente no aeroporto no horário estipulado, a empresa poderá recusar o embarque do passageiro. Tal fato pode gerar custos adicionais, os quais estão descritos no contrato de transporte.

veja também