FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista

FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista

Atualizado: Segunda-feira, 3 Janeiro de 2005 as 12

Por: Cesar Greco

Florianópolis é naturalmente encantadora. O turista tem impressão de que as cores realçam, o ar fica mais puro e a tranqüilidade passa a ser a única sensação presente.

A ilha possui cerca de 100 praias de deslumbrante beleza, além de trilhas, mirantes, construções históricas e atrativos para todos os gostos. Seu povo é gentil e muito acolhedor. Para o visitante é diversão acertada.

O melhor de Florianópolis sem dúvida é apreciar a paisagem, visitar as praias, sentar em um bom restaurante e provar a rica culinária de frutos do mar e ainda sentir o jeito todo especial e prestativo de seu povo em atender o visitante.

Embora seja um destino de grande beleza e com apelo para as praias e atrativos naturais, a ilha é desenvolvida e moderna em sua parte urbana. O turista tem a disposição toda estrutura turística como hotéis, restaurantes, pousadas, bares e casas noturnas.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Praia do Pântano do Sul

Praia típica de pescadores. O mar é agitado com ondas fortes. Possui estrutura de bares e restaurantes especializados em frutos do mar. Abriga importante reserva arqueológica.

Praia da Lagoinha do Leste

Para chegar na praia o turista tem de enfrentar trilha de cerca de 3 km. Possui areia branca, águas claras e ondas fracas. Nela localiza-se uma lagoa.

Praia da Armação

Com 2 km de extensão, a praia é ideal para pesca artesanal. Abriga importante sítio arqueológico. Possui restaurantes.

Praia do Campeche

De mar forte é ideal para a prática do surf. Possui dunas e boa estrutura de bares restaurantes e pousadas.

Praia da Joaquina

Joaquina é mundialmente conhecida por oferecer excelentes condições de surf e já ter recebido diversas competições. Oferece ótima estrutura para o turismo com salva-vidas, terminal turístico, lojas de artesanato, restaurantes, bares, chuveiros, banheiros e ainda iluminação noturna.

Praia Mole

De mar agitado e ondas forte boa opção para o surf. O turista deve ter precaução para o banho. Possui bares noturnos. 

Praia do Santinho

O maior atrativo da praia é as inscrições rupestres existentes nos costões. Tem mar forte e é muito boa para o surf. Possui resort, bares e restaurantes. 

Praia dos Ingleses

Tem mar calmo e dunas. É uma das mais urbanizadas da ilha. Oferece serviços e atrativos como: bares, restaurantes, butiques, casas para aluguel, camping e hotéis.

Praia Brava

De mar agitado areia clara e macia e águas verdes. Oferece condições para mergulho e surf. Possui boa estrutura de turismo.

Praia da Lagoinha

Possui mar calmo e é ideal para famílias com crianças. Oferece bares e restaurantes.

Praia Canasvieiras

Paraíso dos turistas argentinos, a praia possui mar calmo e é uma das de melhor infra-estrutura e opção de lazer para a vida noturna.

Praia Jurerê

De águas calmas e quentes é perfeita para banhos. Sedia clubes, hotéis e restaurantes.

Lagoa da Conceição

Um dos principais destinos turísticos de Florianópolis, a lagoa oferece muitos atrativos ao turista. São cerca de 12 km de extensão onde o turista pode pescar, fazer passeios de barco, banhar-se, fazer uma boa refeição nos restaurantes a beira da lagoa e ainda ter sempre a vista uma paisagem deslumbrante.

Atrativos Históricos

Além de maravilhosas praias e muita beleza natural, o turista ainda tem muito que aproveitar em Florianópolis. São diversas edificações históricas como o Centro Histórico da cidade, a Praça XV, o Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico, a Alfândega, o Teatro Álvaro de Carvalho, o Mercado Público ? que infelizmente foi quase todo destruído por um incêndio - e as igrejas centenárias como a Catedral Metropolitana, datada de 1753, a de Nossa Senhora do Rosário, de 1787, a de São Francisco, de 1819 e a de São Sebastião, a mais jovem delas datada de 1856.

E não é só, existem ainda os fortes de Santa Cruz de Anhatomirim , construído entre 1737 e 1744, o de Nossa Senhora da Conceição, datado de 1742, o de Santo Antônio de Ratones, de 1745 e o forte de São José da Ponta Grossa , que foi construído entre 1740 e 1744.

O visitante pode conferir também a Ponte Hercílio Luz, edificação mais popular do local. A ponte possui 821 metros de extensão e 339 metros de vão central. As torres medem 74 metros de altura . À noite, fica toda iluminada causando bom visual.

CULTURA DO LOCAL

Folclore

As principais manifestações populares encontradas em Florianópolis são o Boi-de-Mamão, o Pau-de-Fita e o Terno-de-Reis.

O Boi-de-Mamão é caracterizado com cantorias e danças em que o público brinca em torno do boi e dos cantadores com seus instrumentos típicos - pandeiro, sanfona, triângulo, tambores, cavaquinho etc.

Por sua vez, o Pau-de-Fita é apresentado de forma que os participantes trancem fitas em torno de um mastro enquanto dançam coreografia que permite o trançado.

Já o Terno-de-Reis é a variação sulista da Folia-de-Reis, como é mais conhecida em outras regiões brasileiras.

Culinária

Em Florianópolis o turista encontra essencialmente vasta diversidade de frutos do mar.

A ilha é muita conhecida por ser a maior produtora de ostras do Brasil. O molusco lá cultivado possui alta qualidade e apurado sabor, assim, o visitante pode saborear ostras fresquinhas apresentadas de variadas formas.

MACEDÔNICO

Também conhecida como Ilha de Santa Catarina, Florianópolis é realmente bela. Tem índices elevados de qualidade de vida e combina conservação ambiental e defesa de seu patrimônio histórico. Possui pouco mais de 380 mil habitantes e excelente infra-estrutura para seus moradores e o turismo em geral com bons hotéis, pousadas, restaurantes, bares, shoppings e aeroporto internacional.

Possui vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, dunas, manguezais e lagoas. Cerca de 45% de seu território pertencente a áreas de preservação ambiental.

A ilha traz consigo grande influência dos fundadores portugueses em sua arquitetura, culinária e manifestações folclóricas e culturais.

Foi fundada em 23 de março de 1726 e o turismo é a principal atividade econômica de Florianópolis.

CLIMA

As estações do ano na ilha são bem definidas, com verão quente e atrativo e inverno bastante frio, como particularmente acontece no sul do país.

A temperatura média em meses de verão gira em torno de 24º C podendo chegar à casa dos 31º C.

CURIOSIDADES

Florianópolis também é chamada de Ilha da Magia. Existem inúmeras estórias de feiticeiras, fantasmas e entidades fantásticas que enriquecem o folclore da ilha. Entre as estórias e lendas do local estão a da Árvore dos Enforcados , Boiguaçu, Boitatá, Bruxas, Cabeça de Fogo, Caipora, Curupira, A Imagem de Santo Amaro, Joaquina, Lobisomem, Luz de Bota, Manto de Nosso Senhor dos Passos, Monge do Arvoredo, Mula-sem-cabeça, Pedras de Itaguaçú, Procissão das Almas, Saci-Pererê, Santa Achada, Santo Viático, Sete-Cuias, Visão e Assombração.

Os portugueses entregaram Florianópolis aos espanhóis quando eles dominaram os fortes com enorme contingente de navios e soldados. A ilha foi devolvida para Portugal após acordarem que não seria usada como porto para navios estrangeiros, apenas os navios espanhóis poderiam aportar suas naves.

Leia também

BONITO - Mato Grosso do Sul SALVADOR - Bahia FLORIANÓPOLIS - Encantadora e bela é destino imperdível para o turista OURO PRETO - A histórica Ouro Preto é destino certo para o turista BELÉM - Pará, turismo e atrativos sem iguais AMAZONAS - Apresenta atrativos únicos para os visitantes CAMPOS DO JORDÃO - A ótima opção para curtir o friozinho da serra NATAL - Rio Grande do Norte RIO DE JANEIRO - Destino de beleza natural e muito charme FORTALEZA - Ceará  

veja também