Fornada marca início do 2° Festival de Cerâmica de Cunha (SP)

Fornada marca início do 2° Festival de Cerâmica de Cunha (SP)

Atualizado: Terça-feira, 29 Setembro de 2009 as 12

O escritório do Sebrae São Paulo em Guaratinguetá e parceiros realizam, no próximo sábado (3), às 11h, a abertura do segundo Festival de Cerâmica de Cunha, município paulista na Serra do Mar, próximo a Paraty (RJ). O evento, na Praça da Matriz, é parte integrante do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Artesanato de Cunha, que tem a meta de aumentar, até dezembro de 2012, o número de turistas na cidade em 55% por meio da qualificação e aperfeiçoamento dos pequenos negócios envolvidos no segmento de turismo, artesanato e cultura.

Este ano, o festival, que prossegue até 11 de outubro, celebra os 33 anos da primeira Abertura de Fornada, quando os ceramistas fazem o acabamento em várias peças de argila com o uso do forno e, em seguida, exibem-nas ao público.

A solenidade de abertura contará com uma queima coletiva de cerâmica no ateliê do Antigo Matadouro, atualmente pertencente ao artista Alberto Cidraes. Aguarda-se a presença de até 23 artistas para a queima. Em seguida, eles deixarão as peças em exposição até às 14h.

Um dos destaques do evento é a exposição coletiva 'O Passado da Cerâmica em Cunha', uma homenagem à artista Benedita Olímpia de Abreu, conhecida como Dita Paneleira, única sobrevivente da última geração das paneleiras da cidade. A exposição começa em 3 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Lavapés, onde permanece até o dia 18.

O festival também conta com oficinas, vivências nos ateliês e demonstrações de modelagem manual, além de exposições de peças de cerâmica em hotéis e pousadas de Cunha.O encerramento do festival será no dia 11, às 19h, também na Praça da Matriz, com a queima do Raku, quando as peças são arrancadas incandescentes do fogo para, posteriormente, serem sorteadas ao público presente até o término do evento, previsto para as 22 h.

Programa

A segunda edição do festival será a primeira ação desenvolvida em conjunto entre o Sebrae/SP Guaratinguetá, prefeitura e entidades parceiras de Cunha, dentro do Programa de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Artesanato, realizado com a intenção de aumentar o tempo de permanência do turista na cidade de dois para quatro dias, por meio da ampliação da quantidade de atrativos do local.

Entre as principais ações do programa estão a capacitação em gestão e operações, sensibilização da comunidade, elaboração de roteiros turísticos integrados e gestão em qualidade.

O programa de desenvolvimento do turismo prossegue até o dia 31 de dezembro de 2010, quando a cidade poderá se incluir na regionalização dos circuitos turísticos, desenvolvidos pelos escritórios regionais do Sebrae/SP no Vale do Paraíba ou se unir com municípios de outros estados.

Além do Sebrae/SP de Guaratinguetá e da Prefeitura Municipal, são parceiros do programa as seguintes instituições: Associação Comercial Industrial e Agropecuária da Estância Climática de Cunha; Associação dos Ceramistas de Cunha; Associação dos Proprietários de Hotéis, Pousadas, Restaurantes, Bares Similares e dos Artesãos de Cunha (CunhaTur); Centro de Fomento Social e Cidadania - Caminhos de Cunha; Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha; Núcleo de Ecoturismo e Turismo Rural CunhaParati; e Núcleo dos Restaurantes Saboreie Cunha.

Circuitos

No Vale do Paraíba, o Sebrae/SP desenvolve cinco projetos com foco no turismo regionalizado: Circuito Turístico Religioso (Aparecida, Guaratinguetá, Lorena e Cachoeira Paulista); Circuito Turístico Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz); Circuito Turístico Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Piquete, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos); Circuito Cultura Caipira (Lagoinha, Taubaté, Tremembé, São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, Jambeiro, Caçapava) e Circuito Litoral Norte (Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba).

veja também