Free State, na África do Sul, possui complexo para ecoturismo

Free State, na África do Sul, possui complexo para ecoturismo

Atualizado: Quinta-feira, 8 Julho de 2010 as 4:13

Free State, encontrando-se no coração da África do Sul e é composto por cinco sub-regiões: Motheo no centro, Fezile Dabi no norte do país, Thabo Mafutsanyana para o leste, Lejweleputswa, anteriormente Goldfields, oeste e Xhariep para o sul. Situado entre os rios Vaal e Orange com seus afluentes e barragens, a água é um recurso importante para a província e foi ricamente explorada na criação de reservas de vida selvagem e resorts de férias e lazer.

O estado de Free State tem se tornado, nos últimos anos, um dos principais destinos turísticos da África do Sul. Sua hospitalidade, graças aos “boerekos”, além da tradicional cozinha rural sul africana e seu estilo mais desacelerado de vida, faz de Free State um paraíso. O estado tem muito a oferecer ao visitante que busca aventuras e novidades. Para atender as necessidades de quem visita a região, foram construídas várias estradas por toda a província.

Free State se orgulha de possuir um complexo voltado para o ecoturismo composto de parques e reservas. Encontram-se, na região, um parque nacional, o Golden Gate, e mais de 80 parques privados ou públicos, além das Game Reserves (locais para observação de animais) e das Game Farms (fazendas de caça). É possível participar de muitas atividades nesses locais: caça a pássaros e observação de animais, caça ao biltong, excursões a pé, passeios de bicicleta ou a cavalo, trilhas off-road 4x4, acampamentos e subidaa à montanha.

Clima

A província de Free State apresenta um clima continental caracterizado por verões quentes e invernos frios. As áreas ao leste apresentam neves freqüentes, especialmente nas mais altas montanhas, enquanto que o oeste do estado pode ser extremamente quente no verão. Quase todas as precipitações acontecem nos meses do verão, na parte da tarde e costumam ser breves. A capital Bloemfontein apresenta verões quentes e úmidos e invernos frios e secos, frequentemente com a presença de severas geadas.

Gastronomia

Em Free State, comida típica é o que não falta. A carne sul-africana e todos os seus acompa¬nhamentos são marca registrada desta província, principalmente em Bloemfontein. Experimente as saborosas costelinhas de porco e não perca as boerewors (salsichas) on the braai (na grelha).

Hospedagem

Free State possui uma grande variedade de hotéis, desde os mais charmosos e modernos, no estilo resorts, como chalés e apartamentos, albergues da juventude e hotéis com serviço "Bed & Breakfast”.

Dicas

Na compacta Bloemfontein, muita coisa pode ser feita a pé ou de ônibus. Mas, com carteira internacional de habilitação, vale alugar um carro e explorar os arredores. A cidade está no caminho central de uma rede de estradas bem conservadas que liga Johannesburg, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth, East London e Durban. Caso opte por passear de trem, a estação local está localizada na esquina das ruas Maitland e Harvey. Os vagões vão-e-vêm diariamente para outros grandes centros urbanos do país.

O que levar

No inverno sul-africano, agasalhos são indispensáveis. A estação caracteriza-se por dias de sol e noites frias. Para o verão, roupas leves, além de protetor solar e chapéu. Caso vá fazer algum esporte de aventura, calcule quantidade de roupa para mais, no caso de haver algum imprevisto. Não esqueça a máquina fotográfica, indispensável para eternizar paisagens incríveis!

veja também