Fui assaltado no exterior. E agora?

Fui assaltado no exterior. E agora?

Atualizado: Sexta-feira, 31 Julho de 2009 as 12

Seguindo os conselhos prévios de segurança, dificilmente você será assaltado, mas aqui vão alguns conselhos, caso o pior aconteça:

Suponha que te roubaram tudo . Talvez tenham deixado pelo menos algumas roupas do corpo.

Siga essas dicas

1 – Se precisar de roupas ou algum dinheiro para chegar na delegacia ou embaixada brasileira mais próxima, peça para alguém.

2 – Encontre um lugar seguro (Centro de Informações Turísticas, Embaixada, hotel, Posto policial, albergue, algum estabelecimento comercial) e conte o que aconteceu. Peça ajuda. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

3 – Na primeira oportunidade entre na Internet e acesse o seu e-mail para obter informações previamente guardadas, como:

os dados do cartão de crédito o número de emergência para bloqueio e pedido do envio de um novo cartão os dados do seguro saúde o endereço da embaixada brasileira mais próxima as cópias dos documentos (imprimi-las para levar à embaixada). Título de eleitor, RG, CPF, Principais páginas do passaporte anterior. 4 – Faça o pedido do bloqueio do Cartão de Crédito e solicite que outro seja enviado com urgência para o endereço do seu albergue na cidade. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

5 – Vá até o Posto policial da região e solicite a expedição de um Boletim de Ocorrência. Pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência. Ligue para a Família no Brasil.

6 – Vá até a embaixada do seu país e comunique a perda do passaporte. Você precisará da cópia dos seus documentos para agilizar a emissão do novo passaporte. Também será cobrada uma taxa de 50 ou 60 dólares. Se necessário, o serviço consular dará ao viajante uma Autorização de Retorno à Pátria (ARP), que permitirá que ele embarque de volta ao Brasil (sem passaporte). A ARP pode ser emitida na mesma hora, e não custa nada. Também pergunte como conseguir algum dinheiro para essa emergência.

7 – Vá até o albergue e conte o que aconteceu. Mostre o Boletim de Ocorrência, papéis consulares e peça estadia. Diga que pagará com a chegada do cartão. Diga que deu o endereço do albergue para a entrega do novo cartão.

8 – Se for necessário aproveite a comida livre deixada por outros viajantes na cozinha do albergue.

9 – Quando o cartão chegar e você tiver o novo passaporte em mãos, decida se voltará para o Brasil ou continuará a viagem.

10 - Se decidir por continuar a viagem, compre alguns itens realmente indispensáveis (higiene pessoal, outra mochila, mudas de roupa…) e refaça os cálculos para seguir a viagem até onde o dinheiro agüentar. Lembre-se de remarcar o vôo de volta para o Brasil.

Importante

Seja criativo e arranje um método para esconder algum dinheiro em algum lugar para essas emergências (bolso falso na cueca, fundo falso na bota…). Também vale deixar dinheiro aqui no Brasil com a sua família ou melhor amigo, para que depositem no seu Visa Travel Money assim que você recebê-lo no albergue onde estiver hospedado. Oriente-os sobre o procedimento nesses casos e diga que você pode ligar a qualquer momento para pedir essa ajuda.

veja também