Gastos de turistas estrangeiros voltarão a crescer, prevê ministro

Gastos de turistas estrangeiros voltarão a crescer, prevê ministro

Atualizado: Quarta-feira, 3 Fevereiro de 2010 as 12

No title Os gastos de turistas estrangeiros no país, que caíram no ano passado, deverão apresentar recuperação este ano --igualando, pelo menos, o volume observado em 2008. A projeção foi feita nesta terça-feira pelo ministro Luiz Barretto (Turismo), que ressaltou estar sendo conservador.

"Imagino que em 2010 a gente possa chegar próximo ao volume de 2008. Sou conservador. Vai depender também do mercado emissor, tem que ver como Europa e estados Unidos irão se recuperar", afirmou, após participar do lançamento da linha BNDES ProCopa, na sede do banco de fomento, no Rio.

Segundo o ministro, os turistas estrangeiros deixaram US$ 5,3 bilhões no país em 2009. No ano anterior, esses gastos tinham somado US$ 5,8 bilhões. Barretto acrescentou que o número de turistas estrangeiros só será divulgado em março.

Ele salientou que o Brasil deve continuar apostando no mercado interno, mas deve ampliar o foco para que nossos vizinhos sul-americanos passem a viajar mais para cá.

"Se é verdade que a Espanha cresce porque vão muitos europeus para lá, e a França a mesma coisa, o Brasil tem que seguir a mesma lição. Temos que fazer um investimento mais forte no mercado sul-americano, e pensar sempre no mercado interno, que tem dado respostas muito afirmativas", observou.

Por Cirilo Junior

veja também