A Gol e a TAM praticamente dividiram a liderança do mercado aéreo doméstico em agosto, segundo indicadores divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Elas tiveram, respectivamente, 38,84% e 38,37% de participação no mercado doméstico.
O relatório da Anac aponta ainda o crescimento da Azul, que alcançou 9,27% de "market share" (participação no mercado). A Webjet teve 5,74%, a Avianca teve 3,55% e a Trip atingiu 3,43% de participação.
As demais empresas somam menos de 1%.
Em julho, a Gol anunciou a compra da Webjet por R$ 96 milhões, sujeito a ajustes. Juntas, a participação delas no mercado doméstico totaliza 44,58%. A compra será feita por meio da VRG Linhas Aéreas, empresa controlada pela Gol.
Em fevereiro deste ano, a Gol chegou a superar a TAM na liderança do mercado doméstico de aviação comercial, com uma participação em torno de 40%, três anos após a aquisição da Nova Varig por US$ 320 milhões. No mês seguinte, porém, a TAM voltou a assumir a liderança.
INTERNACIONAL
No mercado internacional, a liderança da TAM continua folgada. Ela é a única brasileira a fazer voos para fora da América do Sul e do Caribe. Em agosto, sua fatia chegou a 89,09%. A Gol teve 9,63%. A Avianca, que atua apenas em voos para Bogotá (Colômbia), alcançou 1,28%. As empresas aéreas estrangeiras não são consideradas.
Em agosto, segundo a Anac, houve crescimento de 13,45% na demanda por voos domésticos, em relação a igual período do ano passado. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a expansão foi de 20,14%.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições