Governador de Santa Catarina abre encontro sobre Turismo Sustentável em Gravatal

Governador de Santa Catarina abre encontro sobre Turismo Sustentável em Gravatal

Atualizado: Sexta-feira, 23 Janeiro de 2009 as 12

O governador Luiz Henrique abriu nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, o 1º Encontro Catarinense sobre o Turismo Sustentável, no Hotel Internacional de Termas do Gravatal, que reuniu todo o trade turístico das regiões Serrana, Sul, Norte e Grande Florianópolis. O objetivo é desenvolver soluções para melhor promover o Estado através do turismo, levando em consideração o meio ambiente e a qualidade de vida. Cerca de 32 prefeitos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estavam presentes ao evento.

Para o governador Luiz Henrique da Silveira, o turismo se faz com caminho - bons acessos, estradas de qualidade bem sinalizadas, comida - restaurantes ou lanchonetes com limpeza e qualidade, compras, competência, comunicação e cultura. "Todo governante deve viajar muito para divulgar seu município, estado ou país. Não foi à toa que desbancamos a Bahia como melhor destino turístico do Brasil. Trabalhamos muito e procuramos divulgar nossas riquezas naturais a todos os países que visitamos. Nosso material é todo traduzido na língua original de cada país visitado", destaca o governador.

Segundo Luiz Henrique, o Estado recebeu, em 2007, a visita de 4 milhões de turistas estrangeiros e nacionais enquanto, em 2008, este número subiu para 4,3 milhões de visitas.

O encontro pretende debater a viabilização de políticas públicas de incentivo ao Turismo Sustentável, além de promover o intercâmbio de experiências, orientando e fomentando os gestores públicos para que promovam ações que garantam o turismo sustentável, contribuindo, assim, para o aumento da qualidade de vida da população.

Os temas abordados serão perspectivas do turismo catarinense: cenários e tendências, a importância e preservação da identidade local; envolvimento da comunidade no processo de desenvolvimento turístico e Projeto Serramar; paradigmas da sustentabilidade turística; competitividade dos destinos de turismo; e Acolhida na Colônia - Modelo Catarinense de Turismo Sustentável.

Na reunião, estavam o secretário regional de Tubarão, Jairo Cascaes; senador Neuto de Conto; deputados Edinho Bez e Acélio CasaGrande; diretor de Marketing da Santur, Flávio Augustini; entre outras autoridades municipais, regionais e comunitárias.

veja também