Governo incentiva passeio a trilhas naturais de São Paulo (SP)

Governo incentiva passeio a trilhas naturais de São Paulo (SP)

Atualizado: Quinta-feira, 21 Maio de 2009 as 12

Agora quem quiser percorrer as Trilhas de São Paulo, programa da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SP) que incentiva a população a conhecer os espaços conservados da cidade, pode adquirir o seu passaporte sem sair de casa. O livro de bolso com indicação das 40 trilhas espalhadas em 19 unidades de conservação paulista, pode ser adquirido pela internet, no site http://intranet.seade.gov.br/publishop . O valor do passaporte é de R$ 5 mais o valor do frete.

As 40 trilhas são classificadas em níveis baixo, médio e alto e mapeadas em um caderno de bolso similar a um passaporte com informações dos parques, mapas e rotas. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida. O ecoturista que percorrer cada etapa, ganhará um brinde.

Antes, a aquisição do guia era feita somente na administração dos parques, na Secretaria do Meio Ambiente e na Fundação Florestal. Agora, pela internet, é possível garantir o Passaporte com antecedência para escolher as trilhas.

Sobre o Programa

O Programa Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da Secretaria do Meio Ambiente, que além do passaporte, vai investir nas trilhas do estado paulista lançando manuais de monitoramento dos impactos das visitações e de interpretação ambiental das trilhas.

Além disso, com um contrato firmado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em quatro anos investirá US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, da Ilha do Cardoso, do Carlos Botelho, de Intervales, da Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas.

veja também