Grã-Bretanha estuda exigir visto de turista brasileiro

Grã-Bretanha estuda exigir visto de turista brasileiro

Atualizado: Segunda-feira, 14 Julho de 2008 as 12

Ministério do Interior britânico anunciou na quinta-feira, 10 de julho, que poderá exigir visto de turistas brasileiros a partir do início do ano que vem. A medida, que poderá afetar outros dez países de fora da União Européia (UE), faz parte da primeira Revisão Global de Vistos realizada pelo país. As informações são da BBC Brasil.

Segundo o ministério, as autoridades britânicas avaliaram todos os países de fora da UE segundo uma série de critérios que determinam "o nível de risco" que impõem à Grã-Bretanha.

Os quesitos analisados incluem o uso de passaporte falso, a imigração ilegal - número de deportados, de barrados nas fronteiras e de trabalhadores ilegais -, os índices de criminalidade, a ameaça de terrorismo e a forma como os governos dos respectivos países estão lidando com essas questões.

Além do Brasil, estão na lista: Bolívia, Botsuana, Lesoto, Malásia, Maurício, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Se a nova lei for introduzida, os cidadãos brasileiros que pretendem visitar a Grã-Bretanha precisarão de um visto de seis meses, que deverá ser expedido antes que deixem o Brasil. Atualmente, um acordo entre a Grã-Bretanha e o Brasil permite que brasileiros permaneçam no país europeu sem visto durante 90 dias. As exceções são para estudantes ou pessoas que viajam a trabalho, que precisam de visto para entrar no país.

O governo britânico disse que pretende estreitar relações com esses países nos próximos seis meses para "reduzir o risco que eles representam".

Postado por: Claudia Moraes  

veja também