Gramado, o "Natal Luz"

Gramado, o "Natal Luz"

Atualizado: Terça-feira, 16 Dezembro de 2008 as 12

Nos meses de novembro e dezembro Gramado, no Rio Grande do Sul, poderia servir de cenário para qualquer filme com tema natalino. Durante esse período, o Natal ganha mais cor e voz na cidade.

A primeira edição do Natal Luz aconteceu em 1986, quando a comunidade da cidade juntou-se para celebrar a data de uma maneira diferente. Ao longo dos anos mais e mais pessoas uniram-se para organizar o evento, num verdadeiro mutirão popular para fazer do Natal Luz o mais emocionante do Brasil. Cerca de duas mil pessoas trabalham todos os anos para pôr a festa em prática.

Todos os enfeites expostos nas ruas de Gramado durante o Natal Luz são produzidos por este mutirão, formado por moradores da cidade. Tempo, dedicação e vontade de manter a cidade como o destino preferido de milhares de turistas durante esta época são os pré-requisistos para ser voluntário.

Gramado tem 30 mil habitantes, mas durante o mês de dezembro chega a receber mais de 300 mil turistas que comemoram o Natal com a família na cidade mais iluminada do sul do país.

Desde 2003 a decoração do evento que transforma Gramado em um parque temático Natalino é feita com garrafas do tipo PET (politereftalato de etila), recolhidas em hotéis, escolas e restaurantes das redondezas. A coleta do material mobiliza a cidade durante o ano. A idéia surgiu da necessidade de aliar um projeto social ao evento e conscientizar a população, principalmente a local, de que dos plásticos das pets podem surgir objetos. Para incentivar a arrecadação e doação de garrafas plásticas para o Natal Luz, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte sorteia bicicletas para três dos alunos que juntarem o maior número de garrafas pet durante o ano. Para fazer os enfeites (árvores, arranjos de flores e bonecos) são usadas cerca de 1,5 milhão delas, muitas delas reutilizadas.

Além da decoração, Gramado traz outros eventos este mês. A principal atração é o "Nativitaten", que reconta a origem do Natal desde a criação do mundo, passando pela perdição da humanidade em pecados até a salvação com o nascimento de Jesus. Além da "árvore cantante", localizada na Rua Coberta: uma árvore de Natal que todas as noites transforma-se em um coral, e o "show de acendimento das luzes", música e efeitos de iluminação sincronizados, que culminam no acendimento simultâneo de todas a iluminação do "Natal Luz".

Para conhecer mais sobre o "Natal luz", CLIQUE AQUI  

veja também