Grande Cavalgada em Defesa do Meio Ambiente divulga turismo rural em SP

Grande Cavalgada em Defesa do Meio Ambiente divulga turismo rural em SP

Atualizado: Terça-feira, 15 Junho de 2010 as 9:38

Durante o mês de junho, os produtores dos assentamentos Água Limpa e Rodeio, localizados no município de Presidente Bernardes (Pontal do Paranapanema-SP) promovem a Grande Cavalgada em Defesa do Meio Ambiente. O objetivo desse evento é despertar a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente, principalmente entre as crianças e os jovens.

A cavalgada parte do assentamento Água Limpa ao som de músicas sertanejas e berrantes até a Escola Florestan Fernandes, no assentamento Rodeio, onde os visitantes são recebidos com churrasco. Todo alimento é servido gratuitamente aos participantes com o patrocínio dos comerciantes de Mirante do Paranapanema, igrejas e produtores - apenas bebida, doces e salgados são vendidos pelo Instituto Água Limpa, organizador da festa. A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) apoia o evento, patrocinando a confecção de faixas para divulgação da cavalgada. Depois do almoço, a festa continua com muita música e dança.

A cavalgada é organizada desde 2005 por uma comissão formada por dez assentados da Associação Instituto Água Limpa, que também organiza passeios ecológicos. O roteiro turístico é extenso e conta com diversas atrações como passeio pela trilha do assentamento Água Limpa, visitas às nascentes e cachoeiras, ordenha manual no assentamento Rodeio, café em estilo colonial com produtos frescos feitos pelos próprios assentados, visita a um lote diversificado (acompanhado pela família que deixa os visitantes à vontade para colher frutas e saboreá-las) e almoço caipira (com mesas ao ar livre, sob a sombra de árvores ou em varandas e cardápio que inclui pratos típicos da roça como frango caipira, mandioca, quiabo refogado, saladas e sucos naturais). À tarde, é feito um passeio de barco na lagoa do assentamento Rodeio, onde os participantes podem apreciar o pôr do sol.

veja também