Grupo de trabalho de turismo ferroviário discute viabilidade de projetos

Grupo de trabalho de turismo ferroviário discute viabilidade de projetos

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 5:11

O Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário se reuniu na manhã desta quarta-feira, 15, para discutir a viabilidade do projeto de implementação do Trem Turístico de Santa Maria. A cidade, que fica no coração do Rio Grande do Sul, possui construções históricas, além de ter sua história marcada pelo avanço da ferrovia rumo à fronteira oeste do estado.

Como reflexo desta realidade, a Secretaria Municipal de Turismo, proponente do projeto, desenvolveu um programa que visa conceber no município um Complexo Turistico Ferroviário, com o objetivo de preservar a identidade cultural ferroviária da cidade. Além disso, o projeto poderá fomentar o turismo na região.

O objetivo da reunião foi observar a viabilidade do projeto, bem como trâmites legais, de acordo com as necessidades dos órgãos envolvidos no grupo de trabalho. O GT é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério dos Transportes (MT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Para serem aprovados, os projetos de trens turísticos devem atender a critérios que são explicados na Cartilha de orientação para proposição de projetos de trens turísticos e culturais – A cartilha fornece orientações práticas e objetivas para a apresentação de Projetos Turísticos e Culturais de cunho Ferroviário no Brasil. Com ela, espera-se simplificar e acelerar os trâmites necessários para a aprovação de projetos e viabilizar o ressurgimento turístico e cultural.

Além do estudo sobre o projeto de Santa Maria, os próximos projetos que o grupo de trabalho irá analisar são dos municípios de Moji das Cruzes – Guararema e São Carlos, em São Paulo.

veja também