Águas de Lindóia (SP)

Águas de Lindóia (SP)

Atualizado: Quinta-feira, 9 Abril de 2009 as 12

Enquanto nos anos 60, 70 e 80 Águas de Lindóia era destino quase exclusivo da  terceira idade que chegava em busca dos hotéis de luxo e dos banhos terapêuticos, hoje o balneário atrai famílias e jovens atrás de diversão e aventura, mas com o mesmo sossego e as áreas verdes de outrora. A natureza, aliás, é a estrela dos novos tempos, servindo de pano de fundo para atividades como rafting, rapel, trekking, cascading, tirolesa, off road, cavalgada e arvorismo, além do vôo livre, praticado no Morro Pelado. A montanha fica a 1.400 metros de altitude e é um dos cartões-postais da região.   

Para quem está com os filhos, os esportes radicais dividem a atenção com um outro atrativo - o Tecnorama, um parque temático onde crianças e adultos brincam de cientistas e participam de dezenas de experiências. O passeio pode ser esticado ainda em direção aos sítios e fazendas da região, que oferecem banhos de cachoeira, trilhas, ordenha de vacas e café da tarde com muitas delícias produzidas na roça.

Antigo ícone de Águas de Lindóia, o Balneário Municipal é ponto de encontro de todas as gerações. O prédio, projetado pelo modernista Arthur Bratke, foi inaugurado na década de 50 e ganhou ainda mais glamour com os mosaicos de Livio Abramo e o paisagismo de Burle Marx. Enquanto os pequenos curtem as piscinas e os toboáguas, os idosos não abrem mão das fontes de águas minerais, dos banhos de imersão, das massagens e das confortáveis cadeiras espalhadas pelo jardim, perfeitas para um descanso pós-caminhada.

Depois de gastar tanta energia, é chegada a hora da investir nas guloseimas. Apesar de produzidos em Minas - mas com exclusividade -, os queijos são as estrelas do comércio de Águas de Lindóia. A oferta é variada e reúne do tradicional meia-cura aos sofisticados roquefort, emmenthal e gorgonzola.

O que ver e fazer em Águas de LindóiaÁlbum de fotos

Praticar atividades de aventura

A Lindóia Aventura oferece uma série de atividades radicais. Algumas são praticadas na sede do parque, como o arvorismo (com 20 obstáculos), a tirolesa (75 metros), a tirolesa aquática (70 metros e perfeita para os dias de calor) e o paintball (campo de três mil metros quadrados). Já o cascading é feito nas cachoeiras de Bueno Brandão, enquanto o vôo livre parte do Morro do Pelado, a 1.400 metros de altitude. O rio do Peixe é o cenário do rafting e a pedra do Zé Mariano, em Socorro, do rapel.

Curtir o Balneário Municipal

O belo prédio inaugurado na década de 50 foi por muitos anos o cartão-postal de Águas de Lindóia. E não era para menos: projetado pelo modernista Arthur Bratke, ganhou ainda mais estilo com os mosaicos de Livio Abramo e o paisagismo de Burle Marx. O glamour não é mais o mesmo de outrora, mas o movimento é garantido por conta do parque aquático, com piscinas, tobogãs e toboáguas, procurado por famílias com crianças. Já a turma da terceira idade não abre mão das fontes de águas minerais, dos banhos de imersão, das massagens e das confortáveis cadeiras...

Subir o Morro Pelado  

A paisagem é privilegiada do alto da montanha, a 1.400 metros de altitude. A vista de 360 graus descortina toda a cidade, além da vizinha Monte Sião. O acesso é por estrada de terra íngreme.

Cavalgar

A atividade começa com um treinamento em um terreno cercado e continua nas estradas de terra que levam a bosques, vilarejos e cachoeiras. Além das cavalgadas, a fazenda oferece refeições caipiras nos finais de semana.

Fazer experimentos científicos

No Tecnorama, centenas de experimentos e conceitos de física e química são usados para divertir os turistas de todas as idades. O parque temático ocupa uma área de dois mil metros quadrados onde estão espalhadas atrações como caleidoscópios gigantes, bicicletas que acionam geradores, rodas d'água, campos magnéticos, fibras óticas e antenas parabólicas.

Passear na roça  

O passeio rural leva ao sítio Monte Alegre, que oferece caminhada por trilhas, cachoeira, ordenha de vacas, cavalgada... A melhor parte é a hora do café, com pães, queijos, iogurtes, sucos, doces e outras delícias produzidas na fazenda.  

Caminhar na praça Adhemar de Barros

Projetada por Burle Marx, a praça é procurada para caminhadas e passeios de charrete. Além dos jardins bem-cuidados, a área abriga um lago com fonte luminosa.

Como chegar

De avião

O aeroporto mais próximo é o de São Paulo, a 158 quilômetros

De carro

Vindo de São Paulo, acesso pela Fernão Dias (até Bragança Paulista. De lá, seguir placas que indicam a cidade de Socorro)

De ônibus

As empresas Rápido Serrano (19-3824-1128) e Bragança (19-3824- 1682) têm ônibus partindo de São Paulo.

Já a Bel Tur (19-3824-1128) faz a linha Rio de Janeiro x Águas de Lindóia

veja também