Guia de turismo para a Melhor Idade será lançado na Expoflora

Guia de turismo para a Melhor Idade será lançado na Expoflora

Atualizado: Sexta-feira, 18 Setembro de 2009 as 12

Por atrair um público de cerca de 300 mil turistas oriundos de todo o Brasil e de alguns países da Amércia do Sul e que se utiliza, principalmente, das excursões rodoviárias, a Expoflora foi escolhida para o lançamento do "Guia Quatro Rodas - Viagens para a Melhor Idade", em parceria com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). O coquetel de lançamento será no próximo sábado, às 15h, na sala vip da Expoflora, com a presença de representantes do MTur e da Braztoa.

De acordo com a organização da Expoflora, o evento tem atrações para pessoas de todas as idades e foco na família. O pessoal da terceira idade representa entre 30% e 40% de público visitante. A Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, é realizada em Holambra, interior de São Paulo, antiga colônia holandesa no interior de São Paulo. O evento, que está em sua 28ª edição, segue até 27 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h.

O "Guia Quatro Rodas - Viagens para a Melhor Idade" propõe-se a ser o companheiro de viagens ideal para aqueles que aproveitam o tempo livre para conhecer novos lugares e viver experiências que apenas o turismo proporciona. A publicação apresenta ao leitor histórias de idosos que saem pelo Brasil - e pelo mundo - afora, em vez de ficar em casa jogando dama, fazendo crochê e cuidando dos netos. Elvira Gentil, 79, que fez intercâmbio em Nova York, e Aparecida de Oliveira Santos, 96, agente de viagens, que integram essa turma para lá de animada e contam suas histórias na publicação, mostram que disposição e vontade de viver não têm idade.

Além desses exemplos inspiradores, a publicação apresenta ao leitor-viajante dicas de destinos, com sugestões para diferentes perfis de turistas, orienta-o a planejar uma viagem e até na escolha de uma boa máquina fotográfica para que as imagens clicadas eternizem os melhores momentos do passeio. Seleção de resorts, hotéis e pousadas nos principais destinos recomendados à Melhor Idade completam o guia. A publicação tem apoio do Ministério do Turismo.

Estímulo ao turismo

O governo federal, por meio do MTur, desenvolve há dois anos o programa Viaja Mais Melhor Idade, destinado a estimular pessoas com mais de 60 anos a viajarem pelo Brasil em épocas de baixa ocupação e facilitar a prática do turismo entre esse público. Ano ano passado, a previsão de vendas de 50 mil pacotes foi superada em três vezes e 150 mil viagens foram vendidos. Na segunda temporada do programa, o foco está na qualificação dos serviços oferecidos.

O Viaja Mais Melhor Idade oferece dois produtos (pacotes turísticos e hospedagem). No primeiro, gerido pela Braztoa, os pacotes são organizados exclusivamente para a Melhor Idade e as viagens são customizadas, com duração que varia conforme o mercado e o destino - de três a oito dias. As viagens partem de 13 Estados e os destinos incluem Salvador, Maceió, Natal, Recife, Fortaleza, Porto de Galinhas, Florianópolis, Curitiba, Serra Gaúcha, Blumenau, Joinville, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Caldas Novas, Araxá, Parati, Campos do Jordão, Poços de Caldas e São Paulo, entre outros. Já a hospedagem é organizada pelo IMB (Instituto Marca Brasil) que, po meio do programa do Ministério do Turismo, oferece, exclusivamente para pessoas com mais de 60 anos, desconto de 50% na tarifa praticada no Portal de Hospedagem no período de baixa ocupação.

Pacote especial

A terceira idade, este ano, aliás, cotou com um pacote com condições especiais de preços e serviços para a visita à Expoflora. Fruto de uma parceria entre a comissão organizadora da Expoflora, a Braztoa e um grupo de hotéis de Serra Negra, o pacote inclui transporte terrestre, com saídas às quartas-feiras, de São Paulo, duas diárias completas em hotéis de Serra Negra e ingresso e passeio turístico na Expoflora.

veja também