Guia Vancouver desvenda cidade que recebe Jogos de Inverno 2010

Guia Vancouver desvenda cidade que recebe Jogos de Inverno 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

No title Vancouver é a maior área metropolitana no oeste do Canadá e ocupa a posição de terceira maior do país. A cidade tem sido classificada como "a cidade mais habitável" no mundo há mais de uma década, de acordo com avaliações de veículos de notícias de negócios como "The Economist" e "BBC News".

Além disso, 2010 tem outro diferencial, pois a cidade recebe a edição 2010 dos Jogos de Inverno, competição que se inicia no dia 12 de fevereiro.

As principais atrações, como mercados, restaurantes, bares e lojas são distribuídas pelas regiões da cidade. Fora da área central, o guia indica passeios pela Grande Vancouver e arredores, como a famosa estação de esqui de Whistler e a cidade de Victoria, capital da Columbia Britânica.

Traz ainda informações sobre como circular na cidade, telefones de emergência, um manual com frases úteis em inglês e um detalhado mapa desdobrável.

Veja abaixo alguns dos principais destaques da área central da cidade contidos no guia.

Área central de Vancouver

Entre as praias douradas do Pacífico e a cadeia majestosa de Coast Mountain, Vancouver é uma cidade vibrante e eclética. O núcleo central se divide em três áreas principais: os bairros históricos de Waterfront, Gastown e Chinatown; o agitado miolo do centro; e os bairros elegantes de South Granville e Yaletown. A malha viária segue um padrão quadriculado, que facilita a circulação pela cidade.

Vanier Park

O Vanier Park é um oásis sereno nesta cidade agitada. Tem barcos, pipas no céu e ciclistas a caminho da Kitsilano Beach ou da Granville Island. Antes habitado pelo povo costeiro salish, hoje o parque abriga o H. R. MacMillan Space Centre, o Vancouver Museum e o Vancouver Maritime Museum. Sedia também o Vancouver International Children's Festival e o Bard on the Beach Shakespearean Festival.

Chinatown

Está localizada da E. Hastings até Union St., da Carrall até Gore St. Conhecida por suas lojas, salões de chá e restaurantes tradicionais, Chinatown é mais antiga do que a própria cidade. Perto da Taylor Street, o Millennium Gate é um bom lugar para ver edifícios restaurados, como o Chinese Freemasons Building e o Sam Kee Pavilhão no Dr. Sun Yat-Sem Classical Chinese Garden, um dos destaques da área. Com o nome do fundador da República da China e inspirado em jardins criados na cidade de Suzhou durante a dinastia Ming, é o primeiro jardim chinês clássico fora do país. Uma equipe de especialistas vinda de Suzhou passou um ano criando o jardim com materiais oriundos da China e sem usar pregos ou parafusos. A princípio, o jardim, projetado para parecer maior do que Building, de 1,5m de largura, o prédio comercial mais fino do mundo. Área sobretudo diurna, entre maio e setembro ganha um mercado noturno.

Waterfront Station

Localizado no 601 W. Cordova St. Agitado polo de transporte, a Waterfront Station é o ponto de convergência do SeaBus, do SkyTrain e dos trens da West Coast Express. Feita pela Canadian Pacific Railway, é a terceira estação de trem de passageiros erguida no local; o primeiro trem ia para a estação madeireira original em 1887. Concluído em 1914, o edifício atual foi restaurado em 1976-7 para realçar a imensa área de espera, arcos e colunas. Na parte superior das paredes há murais com paisagens canadenses. Hoje há lojas e cafés na antiga sala de espera. Do lado de fora fica a escultura Wounded Soldier, feita pelo artista local Charles Marega (1871-1939), também autor dos dois leões de pedra que guardam a entrada da Lions Gate Bridge.

Science World

No 1455 Quebec St. Aberto 10h-17h seg-sáb; 10h-18h dom. Entrada paga. O icônico domo geodésico de aço feito para a Expo 86 agora abriga o museu interativo de ciências Science World. Projetado pelo inventor Richard Buckminster Fuller (1895-1983), o domo é uma visão Colunas decorativas com a Plaza of Nations ao fundo. O Science World oferece exposições temporárias e fixas. Estas incluem atividades como soprar bolhas quadradas e brincar com líquidos magnéticos. A KidSpace Gallery tem um imenso caleidoscópio no qual as crianças entram e, na Sara Stern Search Gallery, a natureza ganha vida. No domo, o Alcan OMNIMAX Theatre de cinco andares exibe filmes sobre temas que variam de mú­mias a exploração no Ártico.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições