Heróis da Marvel servem como guia de Nova York

Heróis da Marvel servem como guia de Nova York

Atualizado: Quinta-feira, 27 Janeiro de 2011 as 12:51

Quem cresceu lendo histórias em quadrinhos de super-heróis, acabou se acostumando com nomes e paisagens (a desenho e tinta) de regiões nova-iorquintas sem necessariamente ter visitado a metrópole norte-americana.

No caso dos super-heróis da editora Marvel Comics, a localização geográfica sempre foi mais precisa e baseada em endereços reais. E os leitores do "Homem-Aranha", por exemplo, ficavam acostumados a se ambientar em Forest Hills, no Queens (um dos cinco boroughs ou divisões administrativas da cidade de Nova York), onde cresceu o personagem como Peter Parker, com seus tios Ben e May.

Seria difícil imaginar o super-herói aracnídeo sem os arranha-céus que escalava ou entre os quais se balançava com suas teias. Um exemplo típico é o famoso edifício Empire State Building, de 102 andares e 443 metros de altura.

E foi na fictícia Empire State University onde estudou Peter Parker, assim como os integrantes do Quarteto Fantástico Reed Richards e Johnny Storm (Senhor Fantástico e Tocha Humana), assim como o arqui-inimigo do grupo Doutor Destino.

A universidade ficaria próxima da real New York University, na tradicional área residencial de Greenwich VIllage, em Manhattan, também na cidade de Nova York. A Village também ficou conhecida como a residência do mago Doutor Estranho, colaborador de outros heróis.

A ponte George Washington, que cruza o rio Hudson e tem 1.450 metros de extensão, é conhecida pelos fãs do Aranha por ser o local onde a sua namorada Gwen Stacy morreu, após fracasso do herói em salvá-la de vilão. A ponte liga o borough de Manhattan, em Nova York, e o de Fort Lee, no Estado de Nova Jersey.

Em Manhattan, fica também o edifício do fictício jornal "Clarim Diário", nas ruas 39th Street e Second Avenue, em Manhattan. Seu editor-chefe, J. Jonah Jameson, fazia sempre uma campanha contra o super-herói. Nessa região nova-iorquina também fica ficaria o Edifício Baxter, sede do Quarteto Fantástico.

E não para por aí. Manhattan é também onde ficaria a Mansão dos Vingadores, equipe de heróis como Capitão América, Homem de Ferro e Thor. Seu endereço seria Fifth Avenue, 890.

MUTANTES INTERNACIONAIS

A mansão X, escola para jovens mutantes do professor Xavier e sede do grupo X-Men, também tem sua localização fictícia no Estado de Nova York, mas na cidade de North Salem, no condado de Westchester, em Graymalkin Lane, 1407.

Os criadores dos X-Men aproveitaram o grupo para um apelo internacionalista, atribuindo aos personagens origens em diferentes países: por exemplo, Noturno, do Estado alemão da Bavária (segundo versão original), perseguido por nazistas pela sua aparência demoníaca; Tempestade, que cresceu no Cairo (Egito) como ladra e é filha de uma princesa queniana; e Colossus, que veio de uma fazenda na União Soviética.

O também X-man Wolverine é um caso à parte em termos geográficos, devido ao seu caráter independente e viajante. Apesar de suas memórias confusas, costuma-se atribuir sua origem em florestas do Canadá, como James "Logan" Howlett. E o personagem também passou período de sua vida no Japão; onde teve se relacionou com a líder de um clã Yakuza; e na ilha fictícia de Madripoor, no Sudeste Asiático. Ricas ilustrações de portos preenchem os cenários da ilha e a identificam com regiões reais de Cingapura.

veja também