Holambra um pedacinho da Holanda

Holambra um pedacinho da Holanda

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

Conhecer e estar em Holambra é ter a rara oportunidade de passear por um pedacinho da Holanda, mesmo a milhares e milhares de quilômetros de distância do país dos moinhos e das águas.

A estância turística possibilita ao turista a convivência com a cultura de um povo amistoso, trabalhador e, especialmente, zeloso de suas tradições, que são repassadas às novas gerações através da dança, da religiosidade e de costumes diversos.

Começando pelas vestimentas típicas, que representam as várias regiões de origem das primeiras famílias de imigrantes, passando pelos nomes das ruas e alamedas arborizadas, e chegando às danças e à gastronomia típicas.

O tamanco de madeira, confeccionado artesanalmente, a tulipa, flor símbolo da comunidade holandesa, a arquitetura típica, o moinho e, é claro, as flores, muitas flores. Tudo isso e muito mais estão presentes no cenário de Holambra, seja na decoração interna e externa das casas ou até mesmo nas placas indicativas que a prefeitura da estância turística instalou nas ruas, para orientação do trânsito ou informação aos visitantes. As construções típicas também estão por toda parte, inclusive nos portais construídos nas principais entradas da cidade.

Mas tudo isso vem junto com as flores, que podem ser vistas em estufas aclimatadas e nos campos, através de passeios programados.

Holambra fica na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também