Hotéis históricos terão classificação diferenciada

Hotéis históricos terão classificação diferenciada

Atualizado: Sexta-feira, 9 Outubro de 2009 as 12

Hotéis instalados em imóveis tombados pelo patrimônio histórico receberão tratamento diferenciado no processo de classificação hoteleira conduzido pelo Ministério do Turismo (MTur). Serão criadas novas matrizes para atender às especificidades destes empreendimentos, cujas regras de uso diferem daquelas adotadas para os demais hotéis.

''Os hotéis, pousadas e outros empreendimentos instalados em prédios históricos têm uma série de limitações impostas pelo tombamento que serão consideradas no processo de classificação'', esclareceu o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

Banheiros coletivos, quartos com dimensões menores das convencionais e preservação das fachadas originais são alguns dos itens a serem considerados sem que haja prejuízo para o enquadramento do hotel em determinada categoria. Segundo o diretor, uma das fontes de consulta para a elaboração das matrizes são os modelos adotados por países europeus, que têm tradição na exploração deste tipo de empreendimento.

O uso de patrimônio tombado na hotelaria foi tema abordado nesta sexta-feira (9) no I Encontro das Cidades Históricas e Turísticas, realizado na cidade paranaense de Paranaguá.

veja também