Hotel Cipriani: Um dos mais luxuosos do mundo

Hotel Cipriani: Um dos mais luxuosos do mundo

Atualizado: Quarta-feira, 17 Fevereiro de 2010 as 12

Um dos mais luxuosos e tradicionais hotéis do mundo, o Cipriani é um verdadeiro clássico italiano. Um dos mais luxuosos e tradicionais hotéis do mundo, o Cipriani é um verdadeiro clássico italiano. Construído no final da década de 50 em Veneza, ele passou por diversas reformas e modernizações, mas sem nunca perder sua atmosfera histórica e sofisticada. A apenas quatro minutos de barco da Pizza São Marcos, o hotel oferece vistas inesquecíveis, e uma experiência única de imersão na cultura de uma das cidades mais românticas do mundo.

O Hotel Cipriani foi o sonho do italiano Giuseppe Cipriani, fundador do Harry's Bar. Ele queria construir um luxuoso hotel na ilha de Giudecca, quando o acesso ainda só era possível de barco pelos canais da cidade. Com o financiamento de Rupert Guinness, o novo prédio foi construído em 1958, projetado para se misturar às estruturas renascentistas com seu luxo e arquitetura tradicional, atraindo imediatamente celebridades e a realeza. Depois da morte de Guinness, quase 10 anos depois da inauguração do hotel, Cipriani vendeu sua parte para os herdeiros. Alguns anos depois a rede Orient-Express Hotels assumiu o comando do clássico italiano.

O hotel oferece 79 quartos e suítes, todos decorados individualmente com muito luxo, e com belíssimas vistas para os canais, jardins ou para a Piazza de São Marcos. Se você busca ainda mais exclusividade, existe a opção de se hospedar no Palazzo Vendramin, um prédio do século XV que faz parte do hotel e possui 16 acomodações ainda mais charmosas e sofisticadas. Entre os mimos estão um mordomo, sala de jantar, jardim particular, hidromassagem, e decoração original do século XVIII, como cortinas e tecidos de Mariano Fortuny e Rubelli. Os jardins são uma atração a parte. Eles são chamados de Casanova Gardens, já que era lá que o notório conquistador do século XVIII, Giacomo Casanova, se encontrava em segredo suas amantes, entre elas Caterina Capretta. O hotel também possui vinhedos, de onde saem os vinhos servidos em todos seus restaurantes.

Se você procura relaxamento, o Casanova Spa oferece tratamentos exclusivos da SeaCreation, utilizando produtos inspirados no mar. Para um momento romântico para seu acompanhante, a dica é reservar um tempo na agenda para a Couple Massage, em que o casal pode compartilhar momentos de tranqüilidade. Outras opções de lazer incluem uma piscina olímpica (a única desse tamanho em Veneza) e quadras de tênis. Composta por mais de 100 ilhas, Veneza é o lugar ideal para ser explorada de barco. O hotel disponibiliza o barco Shirley, para que os hóspedes possam personalizar seu roteiro e conhecer os segredos dessa fascinante cidade.

A gastronomia sempre foi muito importante para Giuseppe Cipriani, que é tido como o inventor do carpaccio e do charmoso drink Bellini, feito com pêssego, prosecco e grenadine, que se consagraram e foram adotados mundo afora. Em seu hotel, ele inaugurou o renomado Fortuny Restaurant, que é comandado desde 1970 pelo chef Renato Piccolotto (foi treinado diretamente por Giuseppe). O menu oferece o melhor da culinária italiana, mantendo a tradição na preparação dos pratos, e acrescentando sabores diferentes. Experiência única!

veja também