Hoteleiros do Brasil buscam profissionais espanhóis para Copa

Hoteleiros do Brasil buscam profissionais espanhóis para Copa

Atualizado: Quarta-feira, 26 Outubro de 2011 as 8:42

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ) transmitiu a María del Pilar o interesse em receber profissionais qualificados da Espanha, e assinar convênios para a formação de empregados brasileiros do setor de turismo.

A diretora-geral disse que um dos assuntos da reunião foi o memorando de entendimento que os ministros do Trabalho destes dois países discutem há meses, para flexibilizar a entrada de mão de obra espanhola da área de turismo no Brasil.

"Os hoteleiros nos falaram sobre a dificuldade das leis federais de imigração, esperamos poder resolver esta dificuldade e que o memorando seja concretizado", afirmou.

A funcionária espanhola explicou que a mão de obra do setor da hotelaria "está disponível" em seu país por causa da crise econômica, enquanto o Brasil "precisa urgentemente" deste tipo de profissionais pela proximidade dos grandes eventos esportivos que motivarão uma grande demanda turística.

FORMAÇÃO

Na reunião, os hoteleiros também mostraram interesse na possibilidade de fechar convênios com instituições públicas e privadas da Espanha para a formação e qualificação de pessoal tanto no setor do turismo como no setor imobiliário e de construção civil.

A representante do governo espanhol afirmou que os hoteleiros brasileiros querem aplicar o modelo de desenvolvimento do turismo da Espanha, com ênfase na sustentabilidade do setor, tema que também foi discutido na reunião.

O Brasil recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano, e as autoridades esperam duplicar este número nos próximos anos.

Em 2014, a expectativa é de receber 600 mil visitantes durante a Copa do Mundo e 7,2 milhões de turistas em todo o ano. Já em 2016, o número de viajantes poderia chegar a 10 milhões, de acordo com os cálculos oficiais.

María del Pilar, que chegou ao Rio de Janeiro na segunda-feira (24), se dirige a São Paulo nesta quarta-feira (26) para participar do encerramento das jornadas de hotelaria da Fundação Dom Quixote, e depois viajará ao Chile, onde termina sua viagem pela América do Sul.

veja também