Ibitipoca (MG) é opção freqüente de ecoturistas

Ibitipoca (MG) é opção freqüente de ecoturistas

Atualizado: Quarta-feira, 25 Março de 2009 as 12

O Parque Estadual de Ibitipoca fica localizado em Ibitipoca e para se manter o fluxo de visitantes, existe um limite de visitação que permitiu a efetivação de diversas ações para recuperação dos danos ambientais sofridos pelo Parque devido ao excesso de turismo. Para dar continuidade à implementação de medidas corretivas e preventivas e aos estudos que visem o pleno restabelecimento dos atributos naturais e da biodiversidade do Parque, a portaria determina que o número de visitantes fica limitadoem 300 pessoas por dia de semana e 800 nos finais de semanas e feriado.

Com sua beleza exótica, campos rupestres que contrastam com as águas "cor de ferrugem", uma preciosidade incrustada num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira são os 1488 hectares do Parque Estadual do Ibitipoca onde na região existem enormes variedades de grutas, cachoeiras, lagos, picos e muito verde, você precisará de três a quatro dias de caminhada é para conhecer todos pontos turísticos do Parque.

Entre o Planalto de Itatiaia e o Planalto de Andrelândia, o parque ocupa terras do município de Lima Duarte tendo sua portaria localizada a três quilômetros do Arraial de Conceição do Ibitipoca. Situado a noventa quilômetros de Juiz de Fora o parque é de localização central na região sudeste, dista 270Km do Rio de Janeiro, 350Km de Belo Horizonte e 450Km de São Paulo.

Criado em 04/07/1973, o Parque administrado pelo IEF de Minas Gerais, possui um alto índice de biodiversidade. A região é o habitat natural de espécies em extinção como Bugios, Barbados, a Onça Parda e o Lobos-Guará que passeiam entre as Candeias (árvore tradicional do Parque), as Bromélias e Orquídeas que existem em grandes quantidades nos limites do Parque.

O Parque foi criado com o objetivo de garantir a preservação do ecossistema, possibilitar a realização de estudos e pesquisas científicas e oferecer condições para o turismo e a conscientização ambiental.

Onde ficar

Em Ibitipoca existe diversos campings e pousadas principalmente na pequena cidade de Arraial de Conceição do Ibitipoca localizado a apenas três quilômetros da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca, o Arraial é ótima opção para o visitante se hospedar, alimentar e conhecer a simplicidade acolhedora do povo mineiro.

A Cidade possui Hotéis, Pousadas e Campings de qualidades e preços variados.

Vale a pena visitar as lojas de tear, artesanato e provar das opções da culinária que variam da tradicional comida mineira, pastel de goiabada com queijo, pão com lingüiça e pizza à porções, caldos, petiscos, doce de leite e o famoso pão de canela.

Durante a noite, a vila proporciona uma harmonia dos moradores locais com turistas de todos os cantos do Brasil nos bares, lanchonetes e restaurantes. O forró, o blues, a mpb e o reggae são comuns em cada canto da vila, assim como a tradicional prosa mineira regada a pinga retirada dos alambiques da serra.

Ibitipoca é um lugar privilegiado pela natureza e que deve ser respeitada e preservada para que as futuras gerações possam usufruir dos benefícios da natureza e do lugar.

veja também