Ilha do sul da Bahia esconde belas praias e rica fauna

Ilha do sul da Bahia esconde belas praias e rica fauna

Atualizado: Terça-feira, 12 Janeiro de 2010 as 12

Em Boipeba - uma ilha localizada na costa do Dendê, litoral sul da Bahia - bromélias, orquídeas e arbustos típicos da Mata Atlântica convivem com os vegetais rasteiros da restinga e os territórios inundados do mangue. Esse cenário variado, aliado à preservação motivada pelo acesso difícil, faz do local um paraíso para animais e turistas.

O principal povoado da ilha chama-se Velha Boipeba e tem 1,6 mil habitantes, um posto telefônico, um supermercado, uma igreja e um campo de futebol. Fundado pelos jesuítas em 1537, ele deve seu nome à expressão tupi "mboi pewa", que significa "cobra achatada" - maneira como os índios se referiam às centenas de tartarugas marinhas que, até hoje, desovam no local.

A paisagem de Boipeba é sempre rondada por papagaios e pica-paus que, lá do alto, assistem aos micos trapezistas nas copas das árvores. No chão firme, tatus praticam seu esconde-esconde típico, enquanto o território encharcado esconde caranguejos, moluscos, ostras e outras espécies que, freqüentemente, terminam nas mesas de restaurantes locais.

Cortando esse cenário, trilhas ligam as diversas praias de Boipeba. A principal dessas praias, Boca da Barra, fica na entrada da ilha e chama atenção por ser o local onde o Rio do Inferno desemboca no Oceano Atlântico, permitindo mergulhos em água doce ou salgada.

Uma caminhada de 10 minutos para o sul de Boca da Barra leva à praia de Tassimirim, onde recifes situados à beira-mar fazem a cor das águas variar de um verde esvaído aos tons mais fortes do azul. Durante a maré baixa, pode-se continuar o passeio por um trecho de pedras que termina na praia de Cueira. Ali corre o rio Aritibe, indicando o caminho para o povoado e para as belas piscinas naturais de Moreré, no leste da ilha.

Como chegar:

A Ilha de Boipeba pertence ao município de Cairú. O local é regularmente servido por vôos que partem do aeroporto de Salvador, demoram cerca de 30 minutos e custam R$ 340. Nenhuma embarcação liga Salvador diretamente à ilha, mas há lanchas zarpando para lá de Valença, Graciosa e Morro de São Paulo.

Por: Fábio Brandt

veja também