Ilhabela sedia o maior combate de Paintball da América Latina

Ilhabela sedia o maior combate de Paintball da América Latina

Atualizado: Segunda-feira, 18 Agosto de 2008 as 12

Ilhabela sedia o maior combate de Paintball da América Latina

No próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de agosto, 400 jogadores de paintball vão reproduzir o "Dia D" da invasão da Normandia em 1944. No lugar de armas, marcadores de tinta. As equipes, com jogadores de vários estados brasileiros, disputarão o Paintball in Island, em Ilhabela, no bairro Barra Velha. Duas mil pessoas são esperadas nos dias do evento, que será o maior combate de Paintball da América Latina.

Representantes da equipe "Pathfinder", de Cotia, Grande São Paulo, estiveram em Ilhabela para conhecer o local da batalha. "A estrutura é ideal para o tipo de evento, pois vai proporcionar um combate direto", avalia Clóvis Eduardo de Jesus, comandante da equipe, que participa há três anos de competições de paintball.

Tadeu Carvalho Augusto, do Rio de Janeiro, fez sua inscrição há mais de um mês.  "O jogo tem tudo a ver com Ilhabela, que é um lugar lindo. Vai ser muita adrenalina", prevê Augusto, que também declarou que irá aproveitar para passear no arquipélago.

O jogo

O tipo de jogo que será disputado em Ilhabela é chamado "Big Game", na modalidade "Cenário", onde todos os jogadores se espelham em histórias fictícias com objetivos a serem cumpridos durante a missão. Em Ilhabela, os organizadores irão reproduzir o "Dia D" da invasão da Normandia, ocorrida em 6 de junho de 1944, quando iniciou a libertação do continente Europeu da ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial.

"Para reproduzir a invasão, em Ilhabela os 400 jogadores estarão divididos em duas equipes, denominadas "Alfa" e Bravo". A equipe "Alfa" terá três missões a cumprir: tomar de assalto as posições de defesa da equipe "Bravo", retormar essas posições e eliminar totalmente o "exército" inimigo.

 "A estrutura do jogo possibilitará que o público possa assistir o combate bem de perto, já que normalmente isso não é possível", destaca Varlei Rodrigues Barbato, um dos organizadores do evento. Quem puder acompanhar o Paintball in Island terá a sensação de estar diante de uma batalha real, já que os jogadores são paramentados, com os marcadores (que fazem lembrar armas de verdade), roupas camufladas e trocarão muitos "tiros", no caso, balas de tinta.

O local será cercado por bosques de vegetação fechada e sapé.

Estrutura

A estrutura onde será disputado o Paintball in Island contará com restaurante para os jogadores, banheiros, lojas de paintball, e uma estrutura cercada para que o público possa prestigiar a "batalha", cercada com 150 metros de tela.

A organização sorteará prêmios de todas as lojas.  A U.S. Army, tradicional loja de roupas e artigos militares, levará seu caminhão de guerra para vender seus produtos.

Paralelamente ao evento, serão ministrados dois workshops, onde os participantes discutirão técnicas de tiro e real action. A palestra será ministrada por Cauê Menezes Paim, do Rio Grande do Sul, da Combat Zone, e por Leonardo, da WKG Tatical Group, do Rio de Janeiro. O workshop servirá para discussões sobre regras, para que os participantes possam contar suas experiências sobre big games.

Sobre o paintball

O paintball é um esporte que surgiu na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, onde lenhadores marcavam com uma pistola de tinta as árvores que deveriam ser derrubadas. Depois do trabalho, os lenhadores brincavam de acertar uns aos outros com os marcadores de tinta.

No enatnto, o esporte só teve início quando após alguns anos, um norte-americano conseguiu encapsular uma tinta atóxica, solúvel em água e que, quando disparada a certa pressão, estourava ao encontrar uma superfície. Existem também muitos tipos de equipamentos extras, como repetidores e recarregadoras eletrônicas.

O principal objetivo deste esporte é desenvolver o sentimento de união, estratégia e liderança dentro do grupo. "Praticar paintball é como jogar xadrez, só que em uma velocidade acelerada e com muita adrenalina. A estratégia dentro da equipe é a que move o esporte. Sem esquecer que a boa comunicação entre os membros do time pode ser a chave para o sucesso", explica Varlei Barbato, um dos organizadores do evento.

Dentre os praticantes não existe o termo "matar" um jogador. Quando ele é atingido pela tinta, é eliminado do jogo e não "morto". As categorias vão desde o Speedball, que como o próprio nome sugere, é uma maneira mais rápida de jogar, até Big Games, onde diversos participantes jogam ao mesmo tempo.

O Paintball in Island é uma realização da Ilha Adventure e Corsários Paintball, de Ilhabela, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento; das lojas Trade Paintball, U.S. Army, Job Paintball, Combat Zone Special Gear User, Extreme Sports, Rural Ofertas. Com.Br, Fad Garcia Pirotecnia, Locasom, JR Terraplanagem e De Marchi Congelados.

Paintball in Island

Dias 16 e 17 de agosto de 2008

9h (Dia 16) e 7h (Dia 17)

Local: Morro Cubata, bairro Barra Velha ? Ilhabela, litoral norte de SP (haverá placas de sinalização a partir do terminal de balsas)

www.paintballinisland.com

Informações: (0xx12) 9775-2969 ou pelo e-mail [email protected]  

veja também