Ilhas gregas são destinos de sonhos, lendas e encantos

Ilhas gregas são destinos de sonhos, lendas e encantos

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 10:10

  Com sua história milenar, Atenas exerce um forte fascínio nos turistas graças à grandiosidade de seus templos e ruínas. Ao mesmo tempo, as ilhas gregas provocam suspiros com as praias paradisíacas banhadas pelo mar Egeu. São mais de 6 mil espalhadas pela região, mas só cerca de 200 são habitadas. Rodeados por águas transparentes, os arquipélagos encantam. Luxuosas lanchas estão ancoradas por toda a parte, além disso, é possível ver gente bonita e bronzeada nas areias, saborear uma comida preparada com excelentes azeites e se deparar com um cenário cheio de ruínas e vestígios arqueológicos.

Santorini é considerada a mais espetacular ilha grega e tem como principal característica seus penhascos. O passado trágico de erupções e abalos sísmicos construiu toda a beleza natural. A ilha se formou na cratera de um vulcão adormecido.

As praias variam por toda a ilha. Algumas são de areia branca, outras de areia negra ou vermelha. Várias são de rochas e cascalhos. As casas brancas penduradas nas encostas são a marca registrada do arquipélago. As ruas são estreitas e intrigantes. Os cafés ao ar livre são um programa à parte. E as tavernas e os restaurantes típicos oferecem românticos jantares à luz de velas.

"O destaque de Santorini fica para uma parte da ilha chamada Oia. O local é extremamente colorido, com vistas deslumbrantes para um mar sem igual. No final da tarde, assistir ao pôr do sol sentada na varanda de um dos bares locais é um excelente programa", garante a auditora Juliana Zillmann, de 30 anos, que já visitou as ilhas gregas duas vezes, e também conheceu Hydra e Poros, que ficam mais perto de Atenas.

A famosa lenda de Atlântida, a cidade submersa, tem uma de suas teorias inspiradas em Creta, a maior das ilhas gregas. Berço da civilização - muito desenvolvida para a época -, foi devastada por maremotos causados pela explosão do vulcão de Santorini séculos antes do nascimento de Cristo.

E quem se aventura pelo mar Egeu não pode esquecer de Mikonos, a mais famosa, procurada e badalada das ilhas gregas. O agito noturno é tão lendário quanto toda a arquitetura de casas bem preservadas. No centro, o que se vê é um labirinto de ruelas estreitas, de chão de pedra, butiques e lojas sofisticadas. É a ilha preferida da comunidade gay. Enfim, um território historicamente livre, no qual há praias onde o topless e o nudismo são comuns.

Acesso de barco é melhor

Atenas é o ponto de partida para a aventura. Em algumas ilhas, é possível chegar de avião, mas a maioria só está acessível de barcos, bem mais recomendável para ir admirando a bela paisagem. Há passeios saindo dos portos de Pireus e Rafina. As ilhas interessantes mais próximas são Poros e Hydra, sempre simpáticas e animadas. Já as mais bonitas ficam longe do continente. Vale saber que a melhor época para visitá-las é de abril até a primeira quinzena de outubro.

Pacotes

Ilhas Gregas - Atenas, Mykonos e Santorini

De 01/08/2011 a 25/10/2011

Hotéis categoria turística superior:

Atenas: President

Mykonos: Petassos Town Hotel

Santorini: Pelican Hotel

Quarto Duplo - a partir de US$ 3.115 por pessoa com café da manhã. Passagem aérea em classe econômica pela Alitália; 3 noites de hospedagem em Atenas, 3 noites de hospedagem em Mykonos, 3 noites de hospedagem em Santorini; traslados em serviço privativo: do aeroporto ao hotel em Atenas, do hotel ao Porto Pireus em Atenas, do porto ao hotel em Mykonos, do hotel em Mykonos ao porto, do porto ao hotel em Santorini, do hotel em Santorini ao porto, do porto Pireus ao hotel em Atenas, do hotel ao aeroporto em Atenas; bilhete de hydrofoil em classe econômica emitido localmente para os trechos: Atenas (Pireus) / Mykonos, Mykonos / Santorini, Santorini / Atenas (Pireus); meio dia de visita panorâmica de Atenas, com guia local em espanhol; seguro viagem Plano Básico (Destino Mundo).

Não inclui taxas de embarque nem carregadores de bagagem (maleteiros). Valores e disponibilidade sujeitos a alteração sem prévio aviso. Informações: Stella Barros RJ, Tel: (21) 2430-1111.

Viajando sem problema

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Grécia. Por isso, é preciso fazer conexão em alguma cidade europeia antes de seguir para Atenas.

Vacinação em dia

A Grécia não exige visto para brasileiros, mas tem cobrado o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela e o Seguro Saúde.

Só os bivolts

A voltagem utilizada na Grécia é de 220 V. Portanto, se for levar aparelhos elétricos use apenas os bivolts.

veja também