Imaruí (SC): Turismo cultural e ecológico

Imaruí (SC): Turismo cultural e ecológico

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

A influência da colonização açoriana se faz presente no dia-a-dia da cidade, tanto na arquitetura como nas festas e manifestações religiosas. A pesca é a principal fonte de economia do município, seguida da agricultura, onde se destaca o arroz a farinha de mandioca e outros. A cidade também está investindo no turismo rural, tendo ótimas pousadas. Possui uma população de 13.404 habitantes e situa-se aprox. a cerca de Tubarão, a 22km de Imbituba e a 128km de Florianópolis.

A cidade, às margens da lagoa de Imaruí, preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. No Interior, encontram-se contadores de “causos” que refletem a religiosidade através das crenças e mitos como o do lobisomem, o da mula-sem-cabeça e o do boitatá. Um dia é pouco para conhecer este encanto de cidade, onde oferece além da hospitalidade dos moradores, maravilhosas cachoeiras e pousadas rurais. Imaruí oferece ótimas condições para a prática de esportes como: parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross, trilhas ecológicas. Não deixe de visitar a Igreja Matriz São João Batista da cidade, cartão postal da cidade e a Gruta de Santa Albertina.

A cidade, às margens da lagoa de Imaruí, preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. No Interior, encontram-se contadores de “causos” que refletem a religiosidade através das crenças e mitos como o do lobisomem, o da mula-sem-cabeça e o do boitatá. Um dia é pouco para conhecer este encanto de cidade, onde oferece além da hospitalidade dos moradores, maravilhosas cachoeiras e pousadas rurais. Imaruí oferece ótimas condições para a prática de esportes como: parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross, trilhas ecológicas. Não deixe de visitar a Igreja Matriz São João Batista da cidade, cartão postal da cidade e a Gruta de Bem-Aventurada Albertina.

Imaruí conta com hotel e pousadas satisfatórias, oferecendo conforto e ótimo atendimento. A cidade também conta com boa rede de gastronomia, de comércio e de serviços.

Atrações Turísticas

Portal Turístico

Logo na entrada do Município de Imaruí as pessoas se deparam com uma belíssima construção de um Portal Turístico onde está localizado uma central de Informações Turísticas do munícipio.

Lagoa Mirim e Lagoa de Imaruí

Lagoa Mirim e Lagoa de Imaruí, sendo que esta é a principal atração geográfica da cidade. Próxima à ela pode-se encontrar atracadouros e ranchos para barcos. Da lagoa pode-se avistar as três ilhas existentes na região. Com 119 km² de lâmina d’agua, sendo totalmente navegável, atingindo uma profundidade máxima de 06 metros, favorecendo passeios de barcos e a prática de esportes náuticas. A lagoa do Imaruí é maior do estado e uma das mais bunitas com passeios as ilhas, onde podemos encontrar diversas formas de vida animal.

Cachoeiras

O Municipio, pelas características geográficas e por ter grande parte do seu território protegido por lei Ambiental, como é o caso do Parque Estadual serra do Tabuleiro, oferece aos turistas intocadas e belas cachoeiras distribuidas em todas as regiões.   

Cachoeira dos Pilões

Localizada na comunidade de São Tomáz, mais ou menus 20 Km do centro da cidade, a Cachoeira dos Pilões é uma das mais belas de Santa Catarina.

Não é só a cachoeira o atrativo da região. A pousada Cachoeira dos Pilões é uma pousada nos moldes antigos. Você é recebido como se estivesse chegando em sua própria casa, com refeições muito bem preparadas e enfeitadas, exemplo é o peixe servido em cima de uma folha de bananeira.   

Cachoeira dos Pilões

Localizada na comunidade de São Tomáz, mais ou menus 20 Km do centro da cidade, a Cachoeira dos Pilões é uma das mais belas de Santa Catarina. Não é só a cachoeira o atrativo da região. A pousada Cachoeira dos Pilões é uma pousada nos moldes antigos. Você é recebido como se estivesse chegando em sua própria casa, com refeições muito bem preparadas e enfeitadas, exemplo é o peixe servido em cima de uma folha de bananeira.   

Como chegar

De Carro

Para visitar Imaruí, o principal acesso é pela rodovia SC-437 com entrada no trevo norte de Imbituba, a partir da BR-101. Brevemente estará funcionando a travessia com ferry-boat, ligando o centro da cidade de Imaruí à laguna, na altura da localidade de Perrixil.

veja também