Instituto Embraer é homenageado pela Câmara Municipal de São José dos Campos (SP)

Instituto Embraer é homenageado pela Câmara Municipal de São José dos Campos (SP)

Atualizado: Quarta-feira, 24 Junho de 2009 as 12

Instituto Embraer é homenageado pela Câmara Municipal de São José dos Campos (SP)

O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa foi homenageado na noite da última terça-feira pela Câmara Municipal de São José dos Campos (SP). Por indicação do Vereador Vadinho Covas, o Instituto recebeu a Medalha Cassiano Ricardo pela relevância dos serviços prestados à comunidade joseense, em especial o primeiro lugar no Estado de São Paulo obtido pelo Colégio Engenheiro Juarez Wanderley no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2008.

Na mesma ocasião, a entidade também homenageou a senhora Maria Helena Cavalcanti Wanderley, esposa do engenheiro Juarez de Siqueira Brito Wanderley, com a outorga do Brasão do Município. "Estamos muito honrados pelo reconhecimento da Câmara Municipal de São José dos Campos", disse Pedro Ferraz, diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. "A Medalha Cassiano Ricardo valoriza ainda mais os projetos sociais que desenvolvemos e nos estimula a continuar trabalhando para atingir níveis de excelência cada vez maiores."

O Instituto Embraer direciona suas ações para iniciativas que contribuam para o processo de inclusão social por meio da educação. A atuação se dá, predominantemente, nas comunidades ao redor das cidades onde a Embraer desenvolve suas atividades industriais - São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto, todas no Estado de São Paulo.

O Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, localizado em São José dos Campos, é uma das principais iniciativas do Instituto Embraer. Criado em 2001, o nome do Colégio é uma homenagem póstuma ao ex-diretor-presidente da Embraer, condecorado com o título de Cidadão Joseense em 1994 pela Câmara Municipal e conhecido pelo vigor com que sempre defendeu investimentos em educação como uma estratégia de longo prazo fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico do nosso País.

A instituição de ensino tem se destacado como uma das melhores do Brasil e obteve a melhor nota entre todas as escolas do Estado de São Paulo no Enem 2008, ficando classificada em oitavo lugar no ranking nacional. O índice de aprovação nos exames vestibulares também tem registrado marcas significativas desde a formatura da primeira turma em 2004. No último ano, todos os 201 alunos graduados foram aprovados em pelo menos uma instituição de ensino superior no Brasil, sendo que 80% deles foram admitidos em universidades públicas.

Além de manter o Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, as atividades do Instituto Embraer incluem projetos educacionais oferecidos a alunos da rede pública de ensino e projetos de melhoria do processo de gestão, voltados para Organizações Não-Governamentais (ONG) e escolas da rede pública. São feitos ainda investimentos em qualificação de pessoas com necessidades especiais (em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos), preparação para o vestibular para alunos de baixa renda (em Gavião Peixoto, em parceria com a Unesp - Universidade Estadual Paulista) e empreendedorismo (em parceria com a Junior Achievement, nas três regiões onde atua).

veja também