Instituto promove em São Paulo exposição sobre a escrita chinesa

Instituto promove em São Paulo exposição sobre a escrita chinesa

Atualizado: Quinta-feira, 20 Agosto de 2009 as 12

Os caracteres singulares, inscritos de modo inconfundível, têm sido usados há milhares de anos em todo o mundo para significar ideias e coisas. A escrita chinesa é uma das mais antigas conhecidas e a única língua arcaica ainda viva. Constitui um fator de coesão da nacionalidade e um traço de ligação entre a China e outras nações.

Os paulistanos agora terão a oportunidade de conhecer mais de perto a história da escrita chinesa. O Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a Embaixada da República Popular da China e com patrocínio exclusivo do Santander Universidades, traz a São Paulo a exposição A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários.

A mostra, que permanecerá no Instituto das Artes da Unesp de 27 de agosto a 10 de setembro, conta com 84 painéis explicativos que levam o visitante a uma viagem da pré-história à era da informática. Além disso, serão expostas 17 peças originais, entre ossos, cerâmicas e vasos, de diversos períodos.

A abertura do evento será no auditório do Instituto de Artes da Unesp, próximo ao terminal rodoviário Barra Funda, no dia 27 de agosto, quinta-feira. A partir das 18h30, uma série de apresentações marcará o ínicio de duas semanas de exposição e atividades que trazem a cultura e a história chinesas para mais perto dos paulistanos.

Começando com uma exibição de Dança do Leão, popular em toda a China e ligada às artes marciais, o evento de abertura seguirá com performances das formas de expressão do Tai Chi: Chuan (punhos), Shien (leques), Tchien (espada) e Toueishou (mãos coladas), apresentadas pelo Centro de Cultura e Ciência Chinesa  da Baixada Santista com o mestre Augusto Leitão. Ainda haverá demonstrações da caligrafia chinesa e palestra com Shu Jianping, conselheiro cultural da Embaixada da China no Brasil.

A exposição ainda promoverá outras atividades ao longo de suas duas semanas, como mostras de filmes chineses, oficinas de caligrafia e visitas monitoradas.

A Escrita Chinesa - das inscrições oraculares aos dígitos binários se configura como uma oportunidade para conhecer esse importante legado para a história da humanidade e descobrir curiosidades sobre uma cutura milenar que ganha mais espaço e importância a cada dia no cenário internacional.

Para mais informações, clique aqui .

Serviço:

Exposição A Escrita Chinesa – das inscrições oraculares aos dígitos binários

Abertura: quinta, 27 de agosto de 2009, às 18h30

Visitação: 27 de agosto a 10 de setembro de 2009

De segunda a sexta, das 9 às 18h; sábado, das 9h às 13h

Entrada gratuita

Instituto de Artes da Unesp

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 (em frente ao Terminal Rodoviário Barra Funda)

Agendamento de escolas para visitas monitoradas: [email protected] ou 3107-2943.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também