Intercâmbio social: Saiba como participar de projetos sociais no exterior

No programa “Hope Trainning”, os interessados podem ir em primeira expedição ao Canadá e retornar ao Brasil para aplicar seus projetos sociais.

Fonte: GuiameAtualizado: sexta-feira, 27 de maio de 2016 11:54
O Canadá tem se firmado como um dos principais destinos de brasileiros. (Foto: Reprodução)
O Canadá tem se firmado como um dos principais destinos de brasileiros. (Foto: Reprodução)

Quem investe em uma viagem de intercâmbio, volta ao país de origem com experiências na bagagem e o inglês aperfeiçoado. Mais do que oferecer uma escola, um programa do do Instituto Hope House em parceria com a Cultural Experience pretende levar os interessados a fazer a diferença na vida de outras pessoas por meio de projetos sociais.

Entre os dias ‪16 de julho e ‪3 de agosto o será promovido o primeiro “Hope Trainning”, com destino a Toronto, no Canadá. Além do aprimoramento do inglês, os interessados também terão a oportunidade de aprender a elaborar e executar projetos sociais.

De volta ao Brasil, os inscritos colocarão o projeto em prática, que será avaliado por uma banca. A melhor e mais bem executada ideia ganhará uma bolsa de estudos na segunda edição da expedição.

O Canadá tem se firmado como um dos principais destinos de brasileiros. Além de moradia em casa de família canadense, o pacote de viagem inclui duas semanas de aula de inglês no período matutino e, no período da tarde, atividades extracurriculares e visitas às melhores universidades de Toronto.

Além de Toronto, os participantes do Hope Trainning terão a chance de conhecer as cidades de Ottawa, Montreal e Quebec, nos últimos dias de viagem.

Roteiro

Para dar início às atividades relacionadas ao terceiro setor, está agendada uma visita ao Artscape Youngplace. Segundo Gustavo Niederauer Rodrigues, diretor geral da Cultural Experience, este é o primeiro centro comunitário de Toronto focado no ensino de artes. “É um espaço para toda forma de expressão focado na juventude, mas voltado para toda a sociedade, e é mantido por recursos de associações e governamentais”, afirma.

Outra iniciativa é o Cultura Festival, evento que propõe expôr não só artistas renomados, mas novos nomes da música. O Regente Park Focus Media Arts Centre também está na programação. “Trata-se de uma ONG voltada para a prática de como construir e manter comunidades sustentáveis com foco em recursos de mídia, rádio e TV, é uma espécie de laboratório voltado para a juventude canadense”, explica Rodrigues.

O programa inclui ainda visitas guiadas ao Distillery District, CN Tower e Riplay’s Aquarium, além das universidades de Toronto, OCAD, Wilfrid Laurier e Ryerson. Os intercambistas passearão ainda pela Nigara Falls, Lago Ontario e Toronto Island, Chinatown e Kensington Market.

O ator Jonatas Faro, padrinho do Instituto Hope House, também participará da viagem com  o Hope Trainning. “O Challenge é uma extensão do Hope. Meu namoro com o Hope House começou em 2014 com o Completão e a gente não parou mais. Ir para fora para aprender e ver como isso tem sido feito lá fora, em um país super desenvolvido, como o Canadá, para melhorar e enriquecer a experiência aqui... Vamos adquirir conteúdo para colocar em prática aqui. Voltaremos mais lapudados e aguçados. Estou com esse frio na barriga, quero me aprofundar, evoluir e trazer toda essa inspiração para cá”, comenta.

De acordo com a diretora geral do Instituto Hope House, Themis Duranti, a viagem é uma oportunidade para quem sonha em desenvolver e construir projetos de alto impacto. “Aprender com as universidades canadenses como produzir tais projetos e ao mesmo tempo trocar experiências, é esse o grande objetivo”, disse Themis, que no Brasil atua há quatro anos como empreendedora social.

Para informações e inscrições, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (48) 3251-3939.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições