Israel atrai turistas brasileiros para visitar locais sagrados

Israel atrai turistas brasileiros para visitar locais sagrados

Atualizado: Quarta-feira, 23 Janeiro de 2008 as 12

Israel tem atraido um grande número de visitantes, interessados principalmente nos locais sagrados para o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Entre os brasileiros, a procura também vem crescendo. De janeiro a outubro de 2007, 17 mil brasileiros visitaram Israel, um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2006. A expectativa é de mais crescimento, com previsão de que em 2008 haja um aumento de 30%.

"O ano todo os turistas visitam Israel, mas a procura aumenta nos períodos de Páscoa (março ou abril), da Festa dos Tabernáculos (outubro) e do Natal. Em 2008, serão celebrados os 60 anos da fundação do Estado de Israel. Mais turistas, políticos e homens de negócios deverão visitar o país. Haverá muitos eventos em comemoração à data", diz Cleo Ickowicz, diretora de marketing do escritório paulista do Ministério do Turismo de Israel no Brasil.

E neste mês natalino, as cidades da Terra Santa se preparam ainda mais para receber bem os turistas. A visita começa por Tel Aviv. Porta de entrada em Israel e centro comercial e financeiro do país, é uma cidade moderna localizada na costa do Mediterrâneo. Dali os turistas partem para conhecer os lugares sagrados, cenários de passagens da Bíblia, como Belém, Nazaré, Jericó, Cafarnaum, Mar Morto e região do Lago de Tiberíades, na Galiléia. Jerusalém, palco dos últimos passos de Jesus, é a cidade que mais atrai os cristãos de todo o mundo.

Em Belém, na Cisjordânia, onde Jesus nasceu, a prefeitura espera grande número de turistas no Natal. Belém fica apenas cinco quilômetros ao sul de Jerusalém. Mas vale à pena ir um pouco mais longe e conhecer também Eilat, palco do romance bíblico entre o Rei Salomão e a Rainha de Sabá. O balneário, no Mar Vermelho, possui praias paradisíacas e hotéis.

Para quem quer visitar o país, existem pacotes turísticos em vôos regulares diretos para Tel Aviv, com saídas do Brasil em vários dias da semana. O pacote "Terra Santa" inclui passagem aérea, visitas guiadas, transporte terrestre por todas as cidades e hotéis com café da manhã. Quem quiser pode ainda participar das "viagens de peregrinação", programadas para católicos ou evangélicos, que têm roteiros com um foco específico, mais religioso.

Postado por: João Neto

veja também