Itatiaia (RJ): Belas imagens que compensam longas caminhadas

Itatiaia (RJ): Belas imagens que compensam longas caminhadas

Atualizado: Quarta-feira, 10 Junho de 2009 as 12

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos pontos preferidos por montanhistas no Brasil. Primeiro Parque Nacional a ser criado no país, em 1937, são aproximadamente 30 mil hectares na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas e Rio de Janeiro.

O Itatiaia abriga o Pico das Agulhas Negras, que já foi considerado o ponto mais alto da Região Sudeste com 2.787 metros de altitude.

A caminhada e o intenso frio no topo são recompensados pela bela vista do Vale do Paraíba. Além das imponentes formações rochosas, o Parque Nacional de Itatiaia destaca-se por sua exuberante Mata Atlântica, com lindas cachoeiras, árvores centenárias e rica fauna. Para conhecer bem a região, a melhor maneira é caminhar.

Principais Atrações

Parte baixa do parque: diversas cachoeiras, mirantes e piscinas naturais . Os acessos são fáceis de serem percorridos e há bastante sinalização.

Pico das Agulhas Negras: com 2.787 metros de altitude, é o sétimo maior pico do Brasil. São 4km de escalada até o cume com diferentes graus de dificuldade. Oferece uma vista fantástica de cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é muito procurado por alpinistas em geral.

Pico das Prateleiras: apesar da altitude mais baixa (2.540m) que o Pico das Agulhas Negras, o passeio pode ser considerado tão bom quanto. Poucos metros antes do cume existe uma passagem chamada pulo do gato, devido a uma grande fenda lá existente. Os mais corajosos pulam a fenda, mas também é possível passar por esse obstáculo com a ajuda de cordas. Com, aproximadamente, duas horas consegue-se alcançar pico. O acompanhamento de um guia também é necessário.

veja também