Itu além das igrejas

Itu além das igrejas

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

Quem estiver de passagem por Itu e quiser ir além das igrejas pode visitar alguns pontos interessantes da cidade. Veja quais são eles:

Casa Imperial: essa casa hospedou em 1884 a Princesa Isabel e seu marido, o Conde D´Eu. Restaurada e conservada pela Família Caselli, a Casa Imperial fica na Praça Dom Pedro I e é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu. Por ser uma residência, é possível apenas apreciar a fachada.

Cruzeiro de São Francisco: fica no antigo largo de São Francisco, atual Praça Dom Pedro I, e é a única memória que resta do imponente conjunto formado pelas edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos 17 e 18.

Mercado Municipal: inaugurado em 1905, o mercado possui pequenas praças onde são desenvolvidas atividades culturais e de lazer. Funciona de segunda a sábado, das 7 às 17h, e aos domingos, das 7 às 12h. Fica na Praça da Bandeira, 104, Centro.

Orelhão de Itu: um dos principais pontos turísticos da cidade, o orelhão é um dos responsáveis pela fama de Itu de “cidade dos exageros”. Fica na Praça da Matriz.

Fábrica São Luiz: fica na esquina da rua Paula Souza com a Praça Dom Pedro I. Trata-se do edifício que abrigou a primeira fábrica de tecidos movida a vapor do Estado de São Paulo, inaugurada em 1869. Atualmente, o local é um espaço cultural, com exposições temporárias, loja de artesanato e um café. Funciona todos os dias, das 8 às 18h.

Museu da Energia: o museu conta o cotidiano da sociedade do século 17 e a história da evolução da energia até os dias de hoje. Fica na rua Paula Souza, 669, Centro. Funciona de terça a domingo, das 10 às 17h.

Parque do Varvito: inaugurado em 1995, o Parque do Varvito é diversão garantida para a família toda. O local já recebeu mais de 500 mil visitantes, desde a sua abertura. Patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo), ele ocupa uma área de 44.346 metros quadrados da antiga pedreira. Entre as atrações do parque estão quiosques, playground, bosques, cascatas, lago, anfiteatro ao ar livre e espaço para exposições. Fica na rua do Varvito, s/n, Bairro Parque Nossa Senhora da Candelária. Está aberto a visitação de terça a domingo, das 8 às 17h, com entrada gratuita.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também