Jequiá da Praia (AL): atrativos naturais e culturais

Jequiá da Praia (AL): atrativos naturais e culturais

Atualizado: Quinta-feira, 12 Março de 2009 as 12

A base econômica do município reside principalmente na pesca e na agricultura, tendo o turismo como atividade emergente com excelentes perspectivas para o mais novo município do Estado de Alagoas, que foi emancipado em 1998, possuindo 13.000 habitantes. Nas áreas estuarinas estão presentes os manguezais, ecossistema altamente produtivos por contribuírem para a fertilidade das águas costeiras e lagoas, servindo assim de refulgios para a procriação de peixes e de alimentos para um grande número de organismos.

Atrações Turísticas

Atrativos Naturais:

Atrações como os Complexos de Lazer Norte Grande e Dunas de Marapé, praias de Lagoa Azeda, Jacarecica do Sul (Falésias), Barra de Jequiá, Lagoa de Jequiá e o atraente Rio Gelado, além de sua fauna aquática riquíssima em função da presença de água doce, salgada e salobra. Entre os moluscos são encontrados ostra-de-mangue, taioba, maçunim, unha-de-velho, marisco redondo, caramujos, lesmas e aruás. Dentre os crustáceos existem o siri, guaiamum, caranguejo-uçá, camarão-barba-roxa e camarão-de-água-doce. Alguns dos peixes existentes são a tainha, tinga, carapeba, arenga, agulhinha, camurupim, curimã, camurim-açu e camurim-branco.

Atrativos Culturais:

Destaca-se a arquitetura da igreja barroca Nossa Senhora do Pilar, construída pelos franceses em 1762. Tão bela e ofuscante quanto seu altar que foi esculpido a mão, o ''Casarão do Barão de Jequiá'' – sede da Fazenda Prata, pertencente à família Palmeira, e as casas de farinhas, além de tradições religiosas (Festa de São Sebastião – Janeiro, e da Padroeira Nossa Senhora do Pilar - Outubro) e grupos folclóricos (Pastoril, Coco-de-Roda, Chegança, Guerreiro, Mané do Rosário, Xaxado, Quadrilhas, Dança da Peneira, Espantalho e das Fitas), destaca-se também o naufrágio do navio brasileiro Itapajé, torpedeado pelos alemães durante a segunda guerra mundial, ao longo da costa, na altura do Povoado de Lagoa Azeda.

O artesanato é feito com o coco, taboa, cipó, palha do ouricuri e do barro, matéria-prima existente em abundância no município.

Culinária & Gastrônomia

A culinária regional é conhecida pelas delicias derivadas de frutos do mar, encontrada principalmente nos pequenos povoados que rodeiam o município. Como nos Povoados de Barra de Jequiá e Lagoa Azeda, onde também se encontram uma ótima variedade de bares e restaurantes especializados e pratos típicos da região.

Os pratos mais conhecidos e solicitados por visitantes são as moquecas de peixes e de camarão, e as peixadas servidas com diferentes molhos

Como chegar

De Carro:

Jequiá da Praia está localizada a 68 km de Maceió, pela AL 101 Sul e a 116 km de Penedo.

Distâncias (principais cidades):

Recife-PE – 297 km

Maragogi-AL – 191 km

Maceió-AL – 68 km

Barra de São Miguel-AL – 30 km

Coruripe-AL – 30 km

Penedo-AL – 116 km

Aracajú-SE – 226 km

São Miguel dos Campos-AL – 58 km

Arapiraca-AL – 95 km.

veja também