A Lagoa Azul do filme fica na Jamaica; veja dicas para conhecer

Com cerca de 122 metros de extensão e 60 metros de profundidade, a piscina natural é localizada na cidade de Port Antonio e tem acesso gratuito.

Fonte: GuiameAtualizado: terça-feira, 21 de março de 2017 11:38
A Blue Lagoon (Lagoa Azul) é localizada em Port Antonio. (Foto: Andres Leighton/AP)
A Blue Lagoon (Lagoa Azul) é localizada em Port Antonio. (Foto: Andres Leighton/AP)

Além de ser o berço do reggae, a Jamaica é caracterizada por sua riqueza cultural e uma série de belezas naturais. A ilha caribenha é repleta de florestas, montanhas, quedas d’água e lagoas de tonalidades que variam entre o turquesa e o azul esmeralda.

Uma de suas paisagens foi cenário de um clássico filme que fez sucesso na década de 1980: “A Lagoa Azul” (que também teve filmagens nas Ilhas Fiji e Vanuatu, na Oceania).

Com cerca de 122 metros de extensão e 60 metros de profundidade, essa piscina natural localizada na cidade de Port Antonio também ficou conhecida por conta de um mergulho feito pelo oceanógrafo Jacques Cousteau, em 1954.

Suas mudanças de tonalidade são influenciadas pela combinação da água doce com a água salgada, fazendo com que as temperaturas sejam variadas — a lagoa desemboca por um canal estreito no mar.

O acesso a Blue Lagoon é gratuito e há passeios de barco que levam a pontos como a Cocktail Beach por cerca de US$ 30.

Outras lagoas azuis

Menos famosa, mas de um turquesa igualmente estonteante é a Blue Hole, localizada em Ocho Ríos, também ao norte. Provavelmente a segunda “lagoa azul” mais visitada da ilha, ela é chamada também de Irie Hole, referência a expressão jamaicana que quer dizer “tudo certo”.  


As cores da Blue Hole são resultado da ação de rochas calcárias em seu entorno. (Foto: Adriana Terra/UOL)

Na área da lagoa, é possível caminhar por trilhas e conhecer diversas piscinas naturais, saltar do alto de pedras ou só observar o brilho do sol nas calmas águas no início da manhã. A dica é ir cedo: apesar de ser ainda relativamente escondida, a lagoa já é bem visitada.

Serviço

Blue Lagoon: Port Antonio, norte da ilha. A 20 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.

Blue Hole: Thatch Hill Road, Ocho Ríos, norte da ilha. A 15 minutos do centro da cidade, de carro. É possível tanto contratar tours quanto tomar um táxi até o local.  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições