Lagoa Rodrigo de Freitas, templo do esporte e do sossego no Rio

Lagoa Rodrigo de Freitas, templo do esporte e do sossego no Rio

Atualizado: Sexta-feira, 11 Dezembro de 2009 as 12

Cercada por badalados bairros da Zona Sul carioca (Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico), a Lagoa Rodrigo de Freitas tornou-se ponto de encontro para praticar esportes ou simplesmente relaxar.

Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga quadras de esportes, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e parques, como o Catacumba, que expõe ao ar livre 30 esculturas de artistas brasileiros e estrangeiros.

O percurso completo em volta da Lagoa tem aproximadamente 7,5 km (na ciclovia), com marcações de 100 em 100 metros. Como é totalmente isolado do trânsito, uma boa pedida é alugar uma bicicleta ou um triciclo para dar uma volta.

Aliás, andar de triciclo proporciona uma experiência bem interessante. E não pense que é fácil, pois o motorista tem que fazer bastante força em alguns trechos de subida. Mas no fim o visual e a oportunidade de praticar um exercício físico compensam todo o esforço.

As águas da Lagoa, embora poluídas, são o local preferido dos remadores, tanto que, ao seu redor, estão clubes tradicionais do remo, como Flamengo e Vasco, e outros de lazer, como Caiçaras e Piraquê.

Por: Paula Russo

veja também