LAN prevê fusão com TAM concluída no início de 2012

LAN prevê fusão com TAM concluída no início de 2012

Atualizado: Quinta-feira, 22 Setembro de 2011 as 12:29

A companhia aérea chilena LAN disse nesta quinta-feira (22) que espera que a multibilionária fusão com a brasileira TAM seja concluída no primeiro trimestre de 2012, depois que um tribunal antitruste do Chile aprovou o processo com condicionantes.

O vice-presidente de operações da empresa, Ignacio Cureto, disse em um evento de turismo que a LAN está estudando o alcance das medidas de mitigação solicitadas pela corte na quarta-feira, mas adiantou que elas implicam temas administrativos complexos que poderiam demorar de quatro a cinco meses para serem resolvidos.

"Embora esta seja uma decisão muito complexa e abrangente, estamos trabalhando para entender completamente cada uma das medidas de mitigação propostas", afirmou Cueto.

Apesar disso, ele disse que a aprovação do órgão antitruste "é um passo adiante".

A aprovação do tribunal de defesa da concorrência do Chile abre caminho para a criação da maior companhia aérea da América Latina e foi divulgada mais de um ano depois do anúncio de união das empresas.

A decisão, porém, envolve 11 condicionantes e é "complexa", segundo as duas companhias.

Entre as condições impostas pelo tribunal está a renúncia pelas empresas de pelo menos uma das alianças globais de companhias aéreas que participam. Além disso, as empresas terão que trocar quatro pares de slots diários no aeroporto de Guarulhos (SP) com empresas que tenham interesse em iniciar ou aumentar serviços na rota Santiago-São Paulo.

Após a aprovação do TDLC, o negócio precisa agora de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já autorizou a operação.

A LAN disse que vai comentar a aprovação da fusão na próxima segunda-feira. O governo chileno afirmou ontem que a aprovação é "benéfica para o país".

veja também