Lauro de Freitas (BA)

Lauro de Freitas (BA)

Atualizado: Terça-feira, 18 Agosto de 2009 as 12

Hoje, Lauro de Freitas é o principal vetor de expansão urbana de Salvador. O município é pólo de desenvolvimento do estado, inclusive na educação, por conta da instalação de faculdades, entre outros empreendimentos, da indústria, de serviços, do turismo e do lazer.

No segmento de turismo, o município apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios. São sete quilômetros de belas praias, cerca de 22 mil hectares de Mata Atlântica em Área de Proteção Ambiental (APA Joanes/Ipitanga) apta para o ecoturismo e, por iniciativa da administração municipal, já está em andamento o projeto para instalação do Centro de Convenções. Nas praias, o movimento nas barracas chega a ocupar 1.100 pessoas no verão e cerca de 600 na baixa estação.

O município ainda dispõe de equipamentos de lazer únicos em toda a Costa dos Coqueiros como o Kartódromo Ayrton Senna, Jockey Clube da Bahia e o Equus Clube do Cavalo. Pescadores, mergulhadores e velejadores encontram condições favoráveis para a prática de esportes náuticos nas praias, na foz do rio Joanes e em todo o litoral.

Além das praias, o município preserva áreas naturais em quatro parques, na Área de Proteção Ambiental do Rio Joanes/Ipitanga e empreendimentos privados de caráter ambiental. A prática de esportes é uma constante de inverno a verão, quando acontecem campeonatos de surfing, windsurfing, volley, futebol na areia, vela, skateboarding, patins, mergulho, pesca, cavalgadas e caminhadas.

Os rios Joanes e Ipitanga banham a sede municipal e são navegáveis para embarcações de pequeno calado. Também são bons para pescar.

O misticismo é outro atrativo da antiga Santo Amaro de Ipitanga, onde os rituais indígenas de ontem ganham hoje novas interpretações; as caminhadas esotéricas - especialmente a da Lua Cheia - acontecem nas praias; aí também está uma grande concentração de terreiros de candomblé: são 66 instituições cadastradas e espalhadas pelos 93 km² do município.

Atrações Turísticas

Pontos Turísticos

Centro Histórico

Localizada na praça principal, a igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga é um monumento arquitetônico do final do século XVII e fica no ponto mais alto da cidade. A festa do padroeiro, Santo Amaro, é a maior celebração do município, em janeiro, com missa solene, procissão, lavagem das escadarias da igreja, participação de baianas típicas, turistas e foliões. Também no centro da cidade está o “Pé de Oiti” na praça do Pé de Oiti, ponto de encontro de jovens e adolescentes.

Vilas do Atlântica

Um condomínio que, com seu desenvolvimento, tornouse o bairro com melhor infra-estrutura no município. Dispõe de flats, pousadas, hotéis, shoppings, faculdades, igreja, clube social, cinema, restaurantes e barracas de praia. A orla marítima de Vilas tem 6 km de extensão, limitando-se ao sul com Ipitanga e ao norte com Buraquinho

Vilas do Atlântica

Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Parque de Buraquinho

Ocupa uma área de 79 hectares incluindo a restinga litorânea, mata e manguezal que se estende até a foz do rio Joanes. Fica na praia do mesmo nome.

Rio Joanes

Navegável a partir da foz, entre as praias de Buraquinho e Busca Vida, até pouco acima de um empreendimento turístico com píer de atracação, flat, hotel, restaurantes e centro comercial, na margem direita do Joanes. É também muito utilizado para a prática de esportes náuticos, tipo jet skiing. Nesta área, o rio faz a divisa dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari. O rio Joanes é uma das principais fontes de abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador e sua bacia está protegida pela APA Bacia do Rio Joanes/Ipitanga. O manguezal próximo à foz garante a manutenção de espécies muito apreciadas como caranguejos e guaiamuns, e os peixes robalo e tainha.

Terminal Turístico Mãe Mirinha do Portão

Espaço urbanizado, na margem direita do rio Joanes, que leva o nome da mais famosa ialorixá da região. Dispõe de restaurantes, píer de atracação (Ponte do Amor), palco e um horto. No local há uma placa contando que em primeiro de janeiro de 1578, “o padre José de Anchieta, ‘apóstolo do Brasil’ realizou um milagre salvando das águas deste rio, o padre Gaspar Lourenço que se debatia nas correntezas bravias; tendo chegado à margem com suas vestes secas".

Planeta Zoo

Um empreendimento particular que reúne mais de 400 animais e 170 espécies de aves exóticas do mundo inteiro - algumas ameaçadas de extinção - em 10.300 m2 de área verde. Oferece passeios de charrete, pônei e lhama, parque infantil, piscinas com cascata, lagos com cisnes e flamingos, e salão de eventos com serviço de bufê. O empreendimento é aberto ao público aos domingos e feriados.

Rancho Kantagalo

A pé ou a cavalo é possível percorrer um trecho de mata nativa no entorno da barragem de Ipitanga. O banho de cascata e o trekking completam as atividades ao ar livre. Oferece passeios de charrete, pônei e carro elétrico, parque infantil, piscina com cascata e salão de eventos com serviço de bufê. O empreendimento também dispõe de equipamentos esportivos, de lazer e infra-estrutura turística.

Praias

Praia de Ipitanga

É de mar aberto, com ondas fortes. Há trechos com recifes de pedra que formam piscinas naturais, freqüentadas por banhistas e mergulhadores; também é boa para a pesca de arremesso. Os trechos sem pedras são apropriados para surfing. Dispõe de infraestrutura turística com barracas, restaurantes, pousadas e hotéis. O Kartódromo Ayrton Senna fica a poucos metros da praia.

Praia de Buraquinho

A foz do rio Joanes foi tradicional porto de jangadas e pescadores, cercada por casas de veraneio. O coqueiral preenche a paisagem que ainda apresenta trechos de manguezal na direção rio acima. Oferece banho de mar e de rio. A praia é urbanizada, dispõe de ciclovia e barracas padronizadas. É possível alugar caiaque durante o verão.

Praia de Buraquinho

Foto: Secretaria Municipal de Turismo

Praia de Vilas do Atlântica

Fica no condomínio do mesmo nome, onde as ruas receberam nomes de praias brasileiras famosas. Coqueiral, jardins com tratamento paisagístico e os 6 km de orla marítima mais bem cuidados do município com ciclovia, calçadão e barracas de praia sofisticadas compõem a paisagem. Algumas têm palco para shows e luaus. Há áreas delimitadas para a prática de esportes na faixa contínua de areia. Os recifes à beira-mar formam piscinas naturais muito freqüentadas. Onde não há recifes o surfing é praticado na maré alta.

Como Chegar

De Carro

Saindo de Salvador pela Av. Luis Viana Filho, mais conhecida como Av. Paralela, o motorista deve seguir pela Estrada do Côco (BA 009) até a localidade, que fica a 22 km do centro da capital. Outra opção é seguir pela orla norte de Salvador até a primeira praia do município.

veja também