Lazer e cultura atraem turistas à SALTO, no interior de São Paulo

Lazer e cultura atraem turistas à SALTO, no interior de São Paulo

Atualizado: Quarta-feira, 26 Janeiro de 2011 as 12:41

Localizada a apenas 100 quilômetros da Capital paulista, a cidade de Salto encanta por suas belezas, com atrações históricas e naturais. Além do Complexo Turístico da Cachoeira, revitalizado recentemente e devolvido à população, a cidade oferece atrações de grande valor histórico para todos os gostos e idades.

Um dos pontos que o turista não pode deixar de visitar é o Parque da Rocha Moutonnée, que abriga uma raridade geológica com idade estimada de 500 milhões de anos. Localizado na margem esquerda do Rio Tietê, o parque foi criado para proteger a rocha, um granito cuja superfície sofreu a erosão causada pela passagem de geleiras durante a era glacial. O parque também oferece ao visitante infra-estrutura para o estudo e o lazer, como galpão de atividades didáticas, painéis educativos, estacionamento, quiosques e lago

Outro atrativo é o Parque de Lavras, que abriga a segunda usina hidrelétrica construída no rio Tietê, em 1904. A usina foi edificada em blocos de granito e o entorno foi revitalizado por meio da implantação do parque. Nos 140 mil metros quadrados, o visitante pode conhecer as edificações da antiga usina, visitar o museu que narra a história do local e passear por trilhas na extensa área verde de mata nativa. Há ainda relógio solar, jardim das bromélias, mirantes sobre grandes rochas e lanchonete.

Vale a pena também conhecer o Museu da Cidade, instalado no prédio erguido pela Sociedade Italiana Giuseppe Verdi, em 1903. O acervo exibe desde urnas funerárias indígenas encontradas na cidade até os teares das principais tecelagens e uma sala dedicada a imigração italiana.

No centro, o turista pode conhecer a Igreja Matriz, que abriga em um altar lateral a imagem seiscentista de Nossa Senhora do Monte Serrat. Bem em frente está a Praça Capitão Antonio Vieira Tavares que é o marco zero da cidade, com coreto, monumento à fundação e feira de artesanato aos sábados.

veja também