Litoral Leste do Ceará promove Festa da Lagosta

Litoral Leste do Ceará promove Festa da Lagosta

Atualizado: Quinta-feira, 1 Outubro de 2009 as 12

O município de Icapuí fica a 195 quilômetros de Fortaleza, com suas praias e falésias avermelhadas, será pela quarta vez cenário do Festival da Lagosta que, este ano. O evento acontece a partir da sexta-feira, dia dois de outubro, e prossegue até o domingo, 4/10, e é um dos principais eventos turísticos do Litoral Leste do Ceará.

Nesta edição, a maior atração será o Salão de Gastronomia montado no calçadão da orla da Praia de Barreira das Sereias, a cinco quilômetros do centro de Icapuí, onde os restaurantes, bares, barracas de praia e pousadas criaram cardápios especiais com pratos à base de lagosta.

No mesmo local, haverá artísticos e culturais, além de mostra de artesanato dos artesãos da região e Mostra Itinerante de Fotografia, com o título ''Gente e paisagens de Icapuí'', do fotógrafo Tibico Brasil. O Festival da Lagosta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), com o apoio do Sebrae no Ceará e da Prefeitura Municipal.

Na programação, além de Arte, Cultura e Gastronomia, cursos de capacitação e qualificação para quem trabalha diretamente com o turismo no município e oficinas especializadas de capacitação para os pescadores artesanais de lagosta, orientando-os na manipulação e conservação da lagosta 'in natura', para que estas novas técnicas agreguem valor ao produto final, com melhor preço no mercado.

Na área de gestão, uma mesa redonda irá discutir os problemas em torno da pesca da lagosta, com a participação do Labomar, Marinha do Brasil, Ibama, Fundação Brasil Cidadão e associações locais de pescadores. Outro encontro discutirá um modelo de desenvolvimento sustentável para o turismo do município e vai contar com a participação do Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Ceará, Secretaria de Turismo de Icapuí, GDTur e Sebrae/CE.

Serviço:

Sebrae/CE - (85) 3255-6600

veja também