LONDRES - Reino Unido

LONDRES - Reino Unido

Atualizado: Quarta-feira, 4 Janeiro de 2006 as 12

Conheça em Londres a verdadeira Babel dos tempos modernos

Cesar Greco

[email protected]

A famosa capital inglesa atrai turistas de todo o planeta. E não é para menos. A cidade é um paraíso das mais diversas manifestações artísticas, culturais, gastronômicas e demais atividades humanas, além de ser importante atrativo turístico do velho continente.

Os ingleses, notáveis pelo espírito desbravador, perambularam por toda parte do globo em busca de conhecimento, laços comerciais, novas tecnologias e conquista. Esse fato fez com que Londres absorvesse através dos séculos culturas variadas, o que proporcionou a cidade ambiente eclético e cheio de novidade para o visitante. É muito fácil encontrar pessoas de nacionalidade de países dos cinco continentes, apreciar artistas de rua em apresentações inusitadas, encontrar rigorosamente de tudo o que se possa imaginar.

Além disso, Londres é naturalmente bela. A cidade cinza, como também é conhecida, graças ao típico clima londrino - fechado ou chuvoso na maior parte do tempo - possui paisagem peculiar ornada pelas edificações seculares, museus, teatros, bares, restaurantes, cafés, discotecas e muita agitação e todo tipo de atração.

GERAL

London Eye

Um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados em Londres. A célebre roda gigante oferece ao turista vista panorâmica da cidade sem igual. Do alto é possível avistar os principais atrativos da cidade como a Catedral Saint Paul, o Palácio de Buckingham, o Big Ben e o prédio do Parlamento. O passeio é uma boa oportunidade para tirar lindas fotos.

Palácio de Buckingham

A residência oficial da Rainha é um dos pontos turísticos clássicos em Londres. É aberto a visitação pública apenas algumas semanas ao ano. Vale tirar algumas fotos da troca de guarda, que acontece diariamente durante o verão.

Catedral de Saint Paul

Localizada na City, centro financeiro londrino, a catedral resiste imponente aos avanços dos prédios modernos. É um ótimo atrativo para conhecer e ainda relaxar após o almoço nos jardins da edificação.

Big Ben

O Big Ben, famoso cartão postal inglês identificado em todo o mundo, junto com o edifício do Parlamento representa um dos mais belos conjuntos arquitetônicos de Londres. Datado do século XI a edificação abriga a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

Torre de Londres

Um dos melhores passeios em Londres. A torre medieval está localizada às margens do rio Tâmisa e foi utilizada desde residência de reis e rainhas a prisão. Atualmente a torre guarda as jóias da Coroa Britânica, que podem ser visitas pelos turistas.

London Bridge

A mais famosa e antiga ponte da cidade. Acredita-se que a construção está situada no mesmo local onde os romanos haviam construído uma ponte a cerca de dois mil anos.

The Globe

O teatro é uma réplica do usado pelo extraordinário escritor inglês, William Shakespeare, para encenar suas peças. Próximo dali é possível chegar às escavações arqueológicas que identificaram o Globe original.

British Museum

Londres possui inúmeros museus, mas o British Museum é um daqueles que deve constar na lista obrigatória de passeios do turista. A visita é uma verdadeira viagem pela história. Em seu acervo há antiguidades romanas, gregas, egípcias, da Alta Idade Média e muito mais.

National Gallery

Para os interessados em arte é possível conhecer um autêntico cartum de Leonardo da Vinci.

Museu Madame Tussauds

Um dos atrativos realmente interessantes em Londres. O museu reúne réplicas em cera idênticas as grandes celebridades mundiais. A fidelidade das estátuas é espantosa. O turista certamente ira divertir-se muito conhecendo a rainha Elizabeth, o Príncipe Charles, o Papa e muitas outras estrelas.

Hampton Court

O castelo, que foi residência de Henrique VIII, possui grande coleção de obras de arte e é um excelente passeio. Além do palácio, o visitante pode desfrutar da vista de belos jardins cortados pelo rio Tâmisa.

Kew Gardens

O Royal Botanic Gardens certamente é um dos atrativos da cidade mais belos. O local possui mais de 40 mil espécies de plantas, tornando-o uma das maiores coleções em todo o mundo.

MACEDÔNICO

Londres foi fundada inicialmente pelos romanos há mais de dois mil anos e tornou-se a capital da Inglaterra em 1066, após a invasão dos normandos vindos do norte da França, comandados por Guilherme, o conquistador. Está localizada a sudoeste do território do Reino Unido às margens do Rio Tâmisa. Quando dominada pelos romanos foi um importante ponto de embarque de cereais e minerais. Gradualmente a cidade tornou-se próspera e rica região agrícola e industrial.

O império britânico obteve grande expansão a partir do século XIX. Já no século XX a cidade viveu grande transformações culturais tornando-se um autêntico exemplo de metrópole cosmopolita e de fundamental importância comercial no mundo, além de oferecer todo tipo de serviço e atrações.

O clima londrino é um dos destaques da cidade, embora a variação térmica seja grande o tempo permite visitação durante todo o ano. Os invernos são rigorosos e nos verões o sol brilha com intensidade tornando a cidade ainda mais agitada.

A cidade não pára. É possível fazer quase de tudo a qualquer hora. Uma das atividades mais comuns é curtir uma boa cerveja com os amigos em um dos curiosos e abundantes pubs (bares) existentes em Londres. Em muitos deles é possível provar o tradicionalíssimo fish and chips, prato composto por peixe empanado com batatas fritas.

O povo inglês é naturalmente gentil e atencioso, isso é apenas afetado pela correria típica de grandes cidades como Londres. Normalmente o turista é sempre bem recebido e tratado.

CURIOSIDADES

Londres reserva ao visitante inúmeras curiosidades. São histórias do lendário Jack o estripador e os possíveis locais por onde passou e cometeu seus crimes, casas de shows em que grupos musicais como Beatles e os Roling Stones realizaram apresentações memoráveis, pontos históricos que grandes personalidades deixaram sua marca, o tradicional chá das cinco, a pontualidade precisa como cálculos matemáticos entre outras mais.

Um fato curioso também é o grande número de brasileiros residentes, em trânsito ou fazendo turismo na cidade. É muito fácil encontrar pessoas falando o bom português da nossa terra.

Leia também

CARIBE LONDRES - Reino Unido BUENOS AIRES - Argentina. SYDNEY - Austrália NOVA IORQUE ? Estados Unidos.  

veja também